terça-feira, setembro 08, 2009

INFORME JB

Dilma estuda o PAC do trem leve.

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 08/09/2009

NO ALMOÇO PRESIDENCIAL ontem, no Palácio da Alvorada, durante a moqueca servida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao colega francês Nicolas Sarkozy, o presidente da Alstom no Brasil, Philippe Delleur, virou-se para a ministra Dilma Rousseff (foto ) e tocou num assunto que a fez esquecer-se da sobremesa. Propôs à chefe da Casa Civil e presidenciável do PT licitação nacional para adotar o veículo leve sobre trilhos, o VLT, nas cidades sedes da Copa de 2014. Dilma sorriu, adorou a ideia. Delleur e a ministra vão levar isso aos governadores: cada estado faria sua licitação. Em contrapartida, a Alstom pode ampliar sua fábrica em São Paulo ou até abrir uma unidade em outra capital. Fornecedora de trens e metrô em todo o mundo, a empresa estreia ano que vem com o VLT de

Pega, ministro O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, é uma figura. Até no descanso arruma trabalho. Foi passear na Chapada dos Veadeiros com a família, no fim de semana, e flagrou desmatamento.

Cabaninhas Minc chamou o Ibama ao descobrir mil árvores cortadas numa mata perto do hotel.

Apreendeu a madeira e vai construir com ela duas subsedes do Instituto Chico Mendes.

Madeiiiiiira Agora, o pior da história: Minc descobriu que por trás do desmate está “um político figurão de Brasília”.

Deixou o mistério.

Saldo positivo O prefeito Eduardo Paes disse à coluna que está para sair o empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco Mundial para o Rio.

Franco-carioca Sérgio Cabral recebe dia 15, em Paris, a medalha do Chevalier dans l’Ordre de la Légion d’Honneur.

Só Michel Temer, Ivo Pitanguy e Paulo Coelho foram os brasileiros agraciados.

Rio no mapa Na véspera, Cabral participa do lançamento do Guia Michelin, com roteiro do Rio.

Quase-bolo Nicolas Sarkozy deu uma canseira ontem no governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal.

Atrasou a agenda de inauguração do início da obra do VLT, na Asa Sul, e deixou a turma ansiosa quando correu a notícia de que não iria mais. Foi e ficou cinco minutos.

Sal à mesa Mais da metade da bancada do Rio, entre senadores e deputados, participou do jantar com Cabral ontem no Laranjeiras. “Todos com tinta de urucum para a luta”, resumiu Otávio Leite – prontos para a luta do pré-sal.

Pé na estrada O ministro dos Transportes francês Dominique Bussereau aproveita a vinda a Brasília para encontrar esta semana Julio Lopes (Rio), o ministro Marcio Fortes (Cidades) e Alfredo Nascimento, da pasta similar aqui.

Secou A Secretaria de Portos revogou a licitação pública das obras de recuperação do Porto de Cabedelo (PB), sob orientação do TCU. Faltavam licença ambiental e havia, para variar, sobrepreço de... R$ 12 milhões.

Pelo verde A Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias envia ofício à pasta estadual sobre as situações da Reduc, do lixão de Gramacho e o pó de broca oriundo de indústrias locais. Grita do secretário Samuel Maia, quer quer maior participação nas decisões contra a poluição.

Óleo e gás Representantes da Petrobras e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural estarão neste mês em dois eventos europeus dos setores de petróleo e gás. Participarão da Offshore Europe e da Brazil Energy, na Escócia e Inglaterra.

Nenhum comentário: