quinta-feira, setembro 03, 2009

INFORME JB

Campos põe gás no pré-sal

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 03/09/2009

Como fazer de um evento do PAC do Saneamento uma guerra política? Eduardo Campos, governador de Pernambuco, sabe bem. No discurso, passou do esgoto para pré-sal e esquentou mais ainda o clima entre os governadores do Sudeste e do Nordeste que discordam sobre a partilha dos royalties do petróleo. Campos disse que a luta (dos governadores) será no Congresso. Sérgio Cabral saiu soltando fumaça. Eduardo Paes, prefeito do Rio, diz que o xará foi indelicado. Jaques Wagner, da Bahia, soltou essa: "Pagamento de royalties é para dano ambiental. Qual o pepino ambiental que vai ficar para Rio, São Paulo e Espírito Santo na extração em plataforma a mais de mil quilômetros da costa?". Marcelo Déda, do Sergipe, que concorda, soltava marimbondos na porta do Itamaraty para um aliado. As bancadas já estão sendo mobilizadas.

De saída

O PTB vai desembarcar do governo Lula. Espera apenas a nomeação de José Múcio Monteiro para o TCU. O partido vai inteiro para o PSDD até dezembro.

Mistério

O federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), amigo do governador paulista, deixa mistério no ar e prevê que José Serra não será o candidato ao Planalto. "Vai ser Aécio".

Vistoria

É séria a crise no Senado. Ex-governadora do Rio e prefeita de Campos, Rosinha Matheus teve de passar duas vezes no detector de metal para entrar na Casa.

Barrados

Aliás, José Sarney suspendeu por tempo indeterminado as visitas guiadas ao Senado. Até nos fins de semana.

Amém

Lula sanciona hoje lei que cria o Dia Nacional da Marcha para Jesus, autoria de Marcelo Crivella. Será no primeiro sábado subsequente aos 60 dias após a Páscoa. Ano que vem, dia 5 de junho.

Outro lado

O deputado Marcos Vinicius, da Alerj, diz que não há debandada no PTB no Rio. Os que saíram com Carlos Dias para o PTdoB eram os que haviam entrado com ele, diz o parlamentar.

No Twitter:

Siga o blog e a coluna no .

A última

José Guilherme Villela ocupou pela última vez a tribuna do STJ dia 25, três dias antes de ser assassinado a facadas junto com a esposa e a empregada. Fez sustentação no julgamento de um recurso especial na 3ª Turma.

Utilidade pública

Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu, avisa que não tem nada a ver com as recentes vaias a Sérgio Cabral no Rio. Diz que é coisa da oposição. Querem melar o acordo da chapa PT-PMDB.

Recuo

Foi adiada votação do projeto que tira do sistema S o dinheiro pata tratamento de saúde de empregados, na Comissão de Assuntos Sociais. O relator Sérgio Guerra (PSDB-PE) pediu duas semanas para pensar melhor.

Memória

O jornalista Luiz Cláudio Cunha lança amanhã, na Travessa de Ipanema, Operação Condor: o seqüestro dos uruguaios, às 19h.

“O Congresso Nacional é quem vai decidir (sobre o pré-sal). Até lá, vai ser luta”

Eduardo Campos, governador de Pernambuco, numa clara provocação aos estados do Rio, SP e ES sobre a fatia da distribuição de royalties da extração

Nenhum comentário: