quarta-feira, setembro 02, 2009

ARI CUNHA

Disputa no Ceará

CORREIO BRAZILIENSE - 02/09/09


Fortaleza — Notícia forte. PMDB cearense veta a candidatura do ministro José Pimentel ao Senado. A decisão foi comunicada diretamente ao presidente Lula da Silva pelo deputado Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, e Henrique Alves, que lidera a bancada do PMDB. A notícia surpreendeu a política cearense. O interesse do PMDB é manter a maioria no Congresso, do que não abre mão. A eleição do próximo ano vai criar outro sentido, com o peso do PMDB, que deseja representação maior no Congresso. A decepção do PT foi surpresa para o partido no Ceará. Agora serão necessárias reuniões para que possam assimilar a decisão do presidente da Câmara, Michel Temer. Mantida a maioria, o PMDB continuará sendo o fiel da balança


A frase que não foi pronunciada

“Não pense que essa propaganda toda do pré-sal vai diminuir o preço da gasolina.”
Lado pessimista e realista do contribuinte acostumado a bancar os sonhos do governo.



Tudo ou nada
Torpedo se transforma em assunto sério. A defesa do consumidor discute a proibição de torpedos com propagandas comerciais. Durante a compra do aparelho, seria feita a opção do consumidor. Como a operadora vai fazer a triagem do que é ou não comercial, não se sabe.

Pesquisa
Segundo o presidente Lula, os investimentos em pesquisas vão receber incentivo do pré-sal. Se o governo não acordar para o valor desse segmento, o país perde. Mas há alternativas de desenvolvimento com a iniciativa privada. O assunto foi discutido na UnB por Alain Coulon, do Ministério de Educação e Pesquisa da França.

Bolsa
Ainda sobre pesquisa, depois da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, uma caravana segue do Rio para Brasília. O movimento é pela aprovação do projeto de lei do deputado Jorge Bittar. Ele prevê a fixação de valores das bolsas a estudantes de mestrado e doutorado.

Produtividade
Senador Paim exagerou. Enquanto defendia a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), disse que o autor de projetos no Congresso é como um copo descartável. Nem tanto, senador. Há eleitores que estão atentos à produtividade de seus representantes.

2010
Osmar Dias e José Agripino ponderaram sobre a pressa do governo em enviar ao Congresso quatro projetos de lei sobre a exploração de petróleo na camada do pré-sal. Nem o marco regulatório foi discutido ainda e os projetos são em regime de urgência. A preocupação dos senadores é que o assunto seja politizado, o que seria um crime contra o país.

Muito tempo
CGU detecta prejuízo de R$ 7,1 mi em convênios da Funasa com três prefeituras e uma ONG. Estranho é que a denúncia apareça sobre contratos que foram firmados entre 1998 e 2004.

MI Dengue
Armadilha de plástico com gel que atrai o mosquito da dengue. Simples e eficiente. Agentes contam semanalmente quantas fêmeas foram capturadas. É feito o mapeamento e a prefeitura age para destruir os focos. A Ecovec é uma empresa de biotecnologia, desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais. É a autora do extermínio amistoso do mosquito da dengue.

Sonho ou pesadelo
Já desmembrada, a PEC dos vereadores chega perto de se transformar em realidade. Em breve, o país receberá quase 8 mil novos políticos para fazer valer a vontade do povo. Ou não.


História de Brasília

Quando os ditadores da paginação tomam uma decisão, é implacável, drástica como a Inquisição. Não há argumento, não há vontade, não há nada. E a última decisão aqui, na casa, foi do nosso Almeida. Separou minha vizinha Katucha, colocou-a na capa do segundo caderno, o que equivale a uma suíte presidencial. Com tanta página nos separando, transmito daqui a minha mensagem de agradecimento pela boa vizinhança com que me honrou durante vários meses. (Publicado em 7/2/1961)

Nenhum comentário: