sábado, agosto 01, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote


Felipe Patury


Os números da oposição

Alan Marques/ Folha


Uma pesquisa encomendada pelo PSDB ao Instituto Análise indica que a intenção de votos na candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, caiu, em junho, de 5 a 8 pontos porcentuais. Essa variação ocorre quando se substitui a lista de seus possíveis adversários. A perda de votos de Dilma, que equivale ao eleitorado que ela havia conquistado em maio, foi causada por sua menor exposição na imprensa e pelo desgaste sofrido pelo governo por apoiar o presidente do Senado, José Sarney. Foi esse o motivo também da redução em 3 pontos porcentuais na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os números do Planalto

Thiago Teixeira/ Folha


Os levantamentos eleitorais do Palácio do Planalto também preocupam os partidários da ministra Dilma Rousseff. Eles mostram que a campanha da petista está estagnada. É essa a razão principal para que o presidente Lula insista na candidatura do cariri Ciro Gomes, do PSB, ao governo de São Paulo. Suas pesquisas sinalizam que 60% do eleitorado de Ciro migraria para Dilma caso ele deixasse de lado a corrida presidencial para tentar o Palácio dos Bandeirantes. Seria essa a forma mais fácil de elevar a petista à casa dos 30% das intenções de voto, aproximando-a, assim, do tucano José Serra, líder nas pesquisas.

O mercado da Copa

Edu Lopes


O Pão de Açúcar será o novo patrocinador da Seleção Brasileira. O acordo deve ser anunciado nesta semana. Estima-se que a rede de supermercados de Abilio Diniz pagará 4 milhões de dólares por ano, até 2014, para expor sua marca nos amistosos da seleção e usar imagens do time e o emblema da CBF em propagandas. Nike, AmBev, Vivo e Itaú-Unibanco têm direitos semelhantes. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, contratou a Koch Tavares para arranjar um sexto patrocinador para o time.

O "não" dos pecuaristas

Valter Campanato/ ABR


É uma situação inédita no mundo da pecuária: 1 550 fornecedores do frigorífico Independência no Centro Oeste rejeitaram o plano de recuperação judicial que a empresa apresentou há dez dias. Miguel e João Russo, do Independência, propuseram pagar à vista quem tem até 80 000 reais a receber (10% dos credores) e parcelar o resto. Condicionavam essa oferta à obtenção de um empréstimo de 300 milhões de reais e ao compromisso de não ser processados em caso de calote. A negativa em massa foi arquitetada pela presidente da Confederação Nacional da Agricultura, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

No Maranhão é assim que funciona

Roberto Stuckert/
O Globo


Uma das primeiras providências da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão na gestão de Roseana Sarney foi contratar o advogado Arão Lobão por 1,5 milhão de reais por um ano. Piauiense, Lobão é desconhecido no Maranhão, não está registrado na OAB local e, por isso, só pode peticionar em cinco causas por ano no estado. É um generalista, que trabalha em todo tipo de processo. Ainda assim, foi contratado sem licitação por "notória especialização". Ele é parceiro de Marcus Vinicius Coelho, que advogou para Roseana na cassação do ex-governador Jackson Lago. Lobão diz que não houve tráfico de influência e que ganhou o contrato por puro senso de oportunidade.


As retransmissoras de Hélio Costa

Marcelo Casal Jr/ABR


Desde 2005, quando o ministro Hélio Costa assumiu a pasta das Comunicações, o governo emitiu 2 500 outorgas a emissoras de rádio e TV, uma média de duas por dia. A responsável pelo prodígio é a secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica, Zilda Beatriz Abreu, prima do ministro. Ambos têm uma predileção por Minas Gerais quando distribuem concessões de rádios comunitárias. O estado foi agraciado com 605 das 3 754 autorizações para essas emissoras – uma centena a mais que São Paulo, o segundo colocado no ranking. Em 2010, Hélio Costa concorrerá ao governo mineiro pelo PMDB.

Nenhum comentário: