domingo, agosto 02, 2009

ELIANE CANTANHÊDE

Mujica está chegando

FOLHA DE SÃO PAULO - 02/08/09

BRASÍLIA - Quem é Mujica? José Mujica, 75, é o ex-líder tupamaro que é candidato, e com boas chances, à Presidência do Uruguai.
Depois de um líder sindicalista no Brasil, um líder cocaleiro na Bolívia, um ex-coronel golpista na Venezuela, um mestiço com diploma americano no Equador e um ex-bispo nada convencional no Paraguai... Ufa! Chegamos a um líder tupamaro da década de 1970 no Uruguai. Tudo a ver.
E José Mujica vem aí na quarta e na quinta, para encontros com Lula e com o chanceler Amorim e para mostrar o quanto é companheiro não só de um presidente importante e com 80% nas pesquisas, mas do seu partido, o PT.
Muito peculiar, por vários motivos, Mujica abriu uma exceção para sair bem na foto no vizinho rico, esquerdista no passado, hoje nem tanto. Em vez de roupas casuais e tropicais, vai desembarcar em Brasília com um terno feito sob medida por uma alfaiataria grã-fina (ótimo termo, não?) de Montevidéu.
Mujica concorre pela Frente Ampla, com apoio do presidente Tabaré Vazquez. Seu principal adversário para as eleições de 25 de outubro é o ex-presidente Luis Lacalle, do conservador Partido Nacional.
Para não ficar só na aparência (ou no folclore), vale lembrar que Mujica foi um sóbrio ministro da Agricultura, que fez boas parcerias com o Brasil em foros como o Mercosul e a moribunda Rodada Doha no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio). Deixou boa impressão em gente como Amorim.
E, assim, lá vamos nós na nossa política diplomática, ou diplomacia politizada, em que o presidente da República quebra velhas tradições e deixa evidente suas preferências na luta interna de países alheios. Ao receber o ex-tupamaro metido em elegante traje social, Lula estará sinalizando a todo o continente que tem partido, e candidato, também no Uruguai.
Se ganhar, Mujica será mais um, atrás de Evo e Lugo, na fila do pacote de bondades do Brasil.

Nenhum comentário: