domingo, agosto 02, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“Ele liberou os senadores do PT”
SENADOR CRISTOVAM BUARQUE (PDT-DF), SOBRE O PRESIDENTE LULA E A CRISE NO SENADO

LULA: SAÍDA DE SARNEY SÓ INTERESSA À OPOSIÇÃO
O presidente Lula conversou reservadamente com políticos aliados, em São Paulo, e explicou mais uma vez que defende a permanência de José Sarney na presidência do Senado porque sua saída “só interessa à oposição e a setores da mídia”. A renúncia ou licença colocaria em seu lugar o primeiro vice-presidente Marconi Perillo (PSDB-GO), e a Lula não interessa ficar refém disso: “Sarney só sai se quiser. E ele não quer”.
BIGODES DE MOLHO
O mês de agosto promete. No Brasil e em Honduras, o clima não vai ser favorável aos bigodes.
POUPANÇA PEDETISTA
Conselho do ministro Carlos Lupi (Trabalho), presidente licenciado do PDT, a aliados e interlocutores: “Batam no Sarney, mas poupem o Lula”.
O TIGRE ATACA
A China abocanhou mais um naco do mercado para produtos brasileiros: as exportações dos nossos produtos para a Argentina caíram 43%.
DE CARA COM O CARA
Lula se encontrará novamente com Barack Obama em setembro, na reunião do G-20, que se realizará em Pittsburgh (EUA).
TCU E CGU IMPEDEM PICARETAGENS DE ONGS
O Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União proibiram o “Conselho Indigenista de Roraima (CIR)”, ONG da igreja que financiou a luta pela demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol, de novos convênios com a União, por suspeita de maracutaias diversas. Também foram “negativadas” as ONGs “Coordenação Indígena da Amazônia Brasileira” e “Federação das Organizações do Rio Negro”.
QUEM PAGA?
O CIR ajudou invasões de terra e financiou protestos indígenas, inclusive no exterior. Até agora a ONG não foi obrigada a ressarcir o Tesouro.
CARGA PESADA
Os vinhos importados têm 78% do mercado brasileiro (eram 50% em 2003). O nacional sofre com a carga tributária que ultrapassa os 40%.
CORPORATIVISMO
O Conselho Nacional do Ministério Público está na mira do Congresso por sua inoperância. Ao contrário do CNJ, o CNMP jamais pune colegas.
NA AGULHA
O trem-bala Campinas-São Paulo-Rio, joia da coroa do PAC, vai custar 57% a mais que os R$ 22 bilhões previstos, segundo o site Contas Abertas. Nessa velocidade,
ainda acaba conhecido como “tem bola”.
A NETA DE ARRAES
Júlia Arraes, neta do ex-governador pernambucano Miguel Arraes, é entrevistadora do senador Marco Maciel (DEM) para o livro “Constituinte, 20 anos após”, organizado pelo historiador Cleonildo Cruz.
BRIGA DE CASAL
Enrolado numa briga com a ex-mulher pela partilha de uma fortuna de mais de R$ 1 bilhão, o ex-governador de Minas Newton Cardoso está disposto a disputar com ela a vaga de deputado federal, ano que vem.
TOMA LÁ...
O esforço do ministro Geddel Vieira Lima (Integração) pela paz entre o líder do PMDB, Renan Calheiros, e o do PSDB, Arthur Virgílio (AM), favorece o apoio tucano à sua candidatura a governador da Bahia.
FIM DO SENADO
O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) alinha-se no time dos que defendem a extinção do Senado. Acha que devem se concentrar na Câmara dos Deputados todas as ações legislativas do País.
PROTESTO CONTRA O CALOTE
Quarenta prefeituras do Paraná fecharam as portas, esta semana, em protesto contra a redução do Fundo de Participação dos Municípios e pelo descumprimento da promessa do presidente Lula de repassar os mesmos valores de 2008. Em alguns casos, nem chegou a metade.
RONDA PAULISTA
A ministra Dilma Roussef inicia uma ofensiva junto ao eleitorado paulista, combinando “vistorias” eleitorais a obras do PAC com festas petistas. Tenta reduzir a diferença histórica de 4 milhões de votos pró-José Serra, imposta ao próprio Lula nas eleições de 2006.
QUARTETO DO ATRASO
Hugo Chávez busca apoio de Raul Castro (Cuba), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia), para a criar um “Partido Socialista Americano”, e fazer barulho no Parlamento do Mercosul, o Parlatino.
PENSANDO BEM
...após o “Fora, Sarney” e do “Fica, Sarney”, está na hora do “Fala, Sarney”.

PODER SEM PUDOR
TORCEDOR INFILTRADO
A paulista Sandra Lia Simon, procuradora-geral do Trabalho, esbanjou simpatia, certa vez, ao visitar os ministros do Tribunal Superior do Trabalho. No papo animado, confessou-se corintiana doente (“o que na verdade é um pleonasmo”), do tipo que frequenta as arquibancadas. Ela até alfinetou o então diretor de futebol do timão, Roque Citadini:
– Ele só pode ser um torcedor palmeirense infiltrado no Parque São Jorge...

Nenhum comentário: