domingo, agosto 16, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“Não vejo nenhum sentido em discutir a Marina perder o mandato”
ALOIZIO MERCADANTE (PT-SP), DEFENDENDO A SENADORA MARINA SILVA, QUE TROCARÁ O PT PELO PV

REBELO: MP EXORBITA E AGE COMO EXECUTIVO
O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que presidiu a Câmara, está decidido a meter a mão em um vespeiro: liderar um movimento no Congresso para promover o fim das intervenções – que considera abusivas – do Ministério Público em atribuições que são próprias do Poder Executivo, em todos os níveis, do municipal ao federal. Para Rebelo, a lei deve ser mais explícita na definição do papel do MP.
DESVIO DE FINALIDADE
Aldo Rebelo cita os “termos de ajustamento de conduta” como um dos casos em que o MP exorbita e usurpa funções dos gestores públicos.
PRIVILEGIADOS
Com a vida dedicada a combater privilégios, Aldo Rebelo não esperava que procuradores e promotores virassem categorias de privilegiados.
FORÇA À AGU
O ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo também defende fortalecer a Advocacia Geral da União (AGU), com uma nova lei orgânica.
DILMA PATINA
Pesquisas do Ibope no Mato Grosso do Sul e no Paraná indicam queda da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na corrida presidencial.
NA CGU, AGORA, MENOS GELO E MAIS LUPA
Dias contados para o trabalho de enxugar gelo da Controladoria-Geral da União, auditando municípios com menos de dez mil habitantes, ralas parcerias com o governo federal, e muitos deles governados pela oposição. O Tribunal de Contas da União pediu uma mudança radical no foco da CGU: quer mais lupa nos órgãos do governo federal. Talvez – só talvez – chegue a hora da Petrobras, Caixa, Banco do Brasil, etc.
GRIPE BOA
O pânico criado pela gripe suína reduziu em 35% os pacotes turísticos internacionais, mas aumentou a venda de pacotes nacionais em 25%.
FIAT LUX
Justifica-se o interesse do governo brasileiro de aproximar-se do Peru. A Eletrobrás quer “exportar” para lá um projeto de eletrificação rural.
CARAS NOVAS
Entre as caras novas do PT-SP, como deputados federais, devem estar os ex-prefeitos José de Filippi (Diadema) e Newton Lima (São Carlos).
TROCA-TROCA
Dois pesos-pesados petistas, os deputados Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo (SP) cogitam não disputar a reeleição. Porque, como esta coluna já antecipou, o primeiro assumiria o Ministério das Relações Institucionais e o segundo, o Ministério da Justiça.
É UM LIXO
O Tribunal de Contas de Pernambuco examina com atenção o contrato da prefeitura petista de Recife com a Vital Engenharia Ambiental, da Queiróz Galvão, por suposto superfaturamento na limpeza urbana.
É MARMELADA
Alguns parlamentares, da base aliada do governo e da oposição, acreditam que o Partido Verde “inflacionou” os números da senadora Marina Silva (AC) na pesquisa que a estimulou a deixar o PT.
ELEMENTAR, MEU CARO
É muito fácil explicar o suposto encontro da ministra Dilma com a ex-secretária da Receita Federal. A ministra pediu que sua assessora procurasse “ali na receita” como se faz um bolo de rolo.
JÁ VAI TARDE
A droga de ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) deixa o cargo só em março, para tentar se eleger alguma coisa, no Rio. Com os votos, claro, dos colegas da marcha de apologia ao consumo de maconha. O problema é os dementes se lembrarem da participação dele.
GREVE ALIADA
Parte da base aliada governista na Câmara (PMDB, PTB e PR) ameaça boicotar a votação de matérias de interesse do governo, em represália à retenção das verbas das emendas parlamentares.
CRENÇA SOLITÁRIA
A governadora Yeda Crusius avisou à cúpula tucana que não abre mão da candidatura à reeleição, em 2010. Com denúncias de corrupção pipocando de todos os lados, ela acha que tem chances. Só ela.
GEDDEL GANHA MUSCULATURA
Sentindo cheiro de naufrágio, o PR baiano, comandado pelo senador César Borges, está desembarcando do governo de Jaques Wagner. Deve apoiar a candidatura do ministro Geddel Vieira Lima, em 2010.
VOANDO, COMO SEMPRE
Lula mandou polir o Aerolula para visita oficial ao Peru, dia 11 de dezembro. Podia aproveitar e matar o bicho de véspera, para o Natal.

PODER SEM PUDOR
IRONIA FINA NÃO SE VÊ
Ao visitar Belo Horizonte, em 2003, o então ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) teve uma conversa secreta de vinte minutos com o governador mineiro, Aécio Neves, e outra, curiosa, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado, Robson Braga de Andrade, que reivindicou a inclusão do oeste mineiro na área da Sudene. Ciente de que aquela região é tão próxima do Nordeste quanto o oeste paulista, Ciro resolveu partir para a ironia:
– Não seria melhor pedir a inclusão também na Sudam?
Andrade nem desconfiou da gozação: prometeu formalizar o pedido.

Nenhum comentário: