quinta-feira, agosto 27, 2009

ARI CUNHA

Manter o preço


Correio Braziliense - 27/08/2009

Cabe ao leitor comparar os preços e a qualidade. Não vamos citar fábricas nem pessoas porque o Brasil já as conhece e tem providências que adotará a qualquer momento. O país está na panela de pressão para manter a vida aparente. O setor industrial chamado de “branco” está no delírio das vendas. A diferença de preços é mantida pela subvenção do governo federal. Não se encontra em qualquer parte uma enceradeira para comprar. Cera para assoalho só em latas de 250 gramas. Não existem os galões que facilitavam a vida dos condomínios. Os preços mascarados foram aumentados em média 500%. Tomara que a bolha não estoure até a eleição. Correndo como está, vai bem sem lutas nem digressões.

A frase que foi pronunciada


“Se eu tivesse idade para votar, votava em mim.”
»Dorivaldo Borges Dias Junior, 10 anos


Melhoras
Ernesto Silva, 94 anos, recebe o carinho dos amigos enquanto está internado no Hospital Brasília. Ele foi o primeiro pioneiro a chegar à nova capital.

Saúde
Ainda sobre a escravidão dos médicos, a leitora Terezinha Beyer Martins Costa enriqueceu as observações da coluna lembrando do poder econômico dos planos de saúde. Apesar de receber mensalmente a contribuição dos filiados, os planos levam meses para repassar o dinheiro aos profissionais de saúde. Leia mais sobre o assunto no Blog do Ari Cunha.

Ilha da fantasia
Caranguejo deveria ser o símbolo dos políticos. Faz que vai e para. Anda para os lados. Nunca dá ré. A conversa animada correu à beira da Praia do Futuro, quando souberam que o visitante era de Brasília.

Pesca
Mais verbas para a pesca e nova parceria com o Reino Unido e Noruega prometem incrementar o setor. A notícia chega em boa hora. Aprender a sobreviver aos grandes. Até hoje os pescadores no litoral baiano tentam se recuperar do estrago feito pela refinaria Landulpho Alves, em Mataripe. Mais de 2 mil litros de óleo jogados ao mar renderam multa de poucos milhões à Petrobras.

Reforma
Corrida contra o tempo. Nas comissões de Tecnologia e de Cidadania e Justiça do Senado, Eduardo Azeredo e Marco Maciel respectivamente alinhavam a reforma eleitoral que será votada e encaminhada à Câmara. Para valer, a reforma tem que estar pronta em um mês. Depois disso, a sanção.

Cúmplices
Por mais que o Código de Trânsito tente proteger motoristas e passageiros, os lixeiros ficam sem regras. A segurança nas próprias mãos. Com o rosto voltado para o lixo, respirando o ar insalubre, essa categoria fica pendurada do lado de fora do caminhão. É exposta às chuvas, curvas e freadas. Melhor seria não esperar uma tragédia para tomar providência.

Pagamentos
Para que haja mudança no sistema penitenciário brasileiro, é preciso que os estados apresentem projetos bem-feitos. A opinião é do ministro Tarso Genro. Ele quer implantar estrutura para a ressocialização dos presos. Enquanto isso não acontece, os detentos continuam armados. Em São Paulo, por exemplo, das 110 cadeias, apenas oito têm bloqueador de celular e nem todos são ativados. O contribuinte paga pelo preso e pelos crimes que ele continua executando por trás das grades.

Incompreensível
Proibida a comercialização do cigarro eletrônico. O argumento da Agência de Vigilância Sanitária é que, além de liberar nicotina, há outras substâncias que causam o câncer. Já o cigarro comum, liberado pela mesma Anvisa, além de causar câncer em quem usa, pode causar doenças respiratórias também em quem não fuma.

Incrível
Cansado de ser cercado por vendedores, o consumidor que abastece no posto da Disbrave, na Asa Norte, leva um susto. A abordagem é feita para oferecer água e cafezinho ao cliente.

História de Brasília


Toda a vida que começa governo quem mais sofre é a Imprensa Nacional. Já agora, por exemplo, há um sem número de decretos, e as ordens e contraordens se sucedem para a publicação, ou não, numa balbúrdia de feira livre.(Publicado em 7/2/1961)

Nenhum comentário: