sábado, julho 18, 2009

PAINEL DA FOLHA

Para bom entendedor

FOLHA DE SÃO PAULO - 18/07/09

O comando do PSDB cobrou de Aécio Neves (MG) que se distancie de Ciro Gomes (PSB-CE) e evite atrair holofotes para o deputado após o mal-estar causado pelos ataques dele a José Serra (SP) em Belo Horizonte. Para a cúpula do partido, a justificativa lançada por Aécio, em telefonemas após o incidente, de que Ciro é sempre imprevisível, não colou. A avaliação é que era sabido que o cearense vinha subindo o tom das críticas, disparadas inclusive contra um aliado estratégico em São Paulo, o PMDB de Orestes Quércia.
Leia-se: num momento em que o tema ‘disputa interna’ do PSDB ganhava contornos mais pacíficos, Aécio poderia ter evitado confusão.

Ninguém me tira - Senadores viram no discurso de José Sarney (PMDB-AP) proferido ontem em plenário uma tentativa de ‘sair das cordas’ e dar início ao recesso com um recado: o de que não pretende renunciar ao cargo.

Lula-lá - O fato de Sarney ter dito expressamente no discurso que não conta nem com o PSDB nem com o DEM foi lido pela oposição como a admissão de que o presidente do Senado é refém do apoio de Lula para sobreviver.

Avestruz - Já aliados do presidente do Senado ironizavam ontem o silêncio de Cristovam Buarque (PDT-DF), que, durante a fala de Sarney, não pediu aparte para repetir sua pregação pela saída do peemedebista do cargo.

Prioridades - Em plena crise, o site do Senado resolveu fazer a seguinte enquete na internet: ‘Qual a sua opinião sobre a entrada da Venezuela no Mercosul?’. Em tempo: Sarney é defensor do veto ao país de Hugo Chávez.

Às moscas - Petrobras e Senado firmaram convênio, em 2006, para que servidores da Casa participassem de seminários técnicos da estatal. Em contrapartida, funcionários da Petrobras teriam acesso a cursos do Instituto Legislativo Brasileiro. Até hoje, ninguém se interessou.

Barba e cabelo - A Plansul, que já ganha do Senado por R$ 5,1 milhões para prestar serviços técnicos e operacionais, acaba de fechar dois contratos com a Câmara, no valor total de R$ 6,4 milhões, para operar na área de limpeza e técnica da Casa.

Minueto - Júlio Pedrosa, afastado do cargo de diretor da Gráfica do Senado, foi nomeado assistente de diretor.

Com que roupa? - Na sua estratégia de obter a unanimidade dos movimentos sociais, Lula participa, dia 31, do Congresso Nacional da Força Sindical. No fim de semana seguinte, o presidente prestigia o congresso da CUT, central da qual é fundador e que sempre foi adversária da Força.

Questão filosófica - Presidente da CPI da Conta de Luz, Eduardo da Fonte (PP-PE) quer abrir os trabalhos, em agosto, com a convocação de três economistas e um contador do BNDES que assinaram o artigo ‘Por que as tarifas foram para os céus?’.

Imagem... - O PSDB paranaense contratou pesquisa para avaliar o impacto da pancadaria entre o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e Roberto Requião (PMDB). O governador tem usado a TV Educativa do Paraná, do governo estadual, para denunciar caixa dois na campanha de Richa.

... é tudo - Numa sondagem telefônica, o partido já constatou queda de dois pontos nos índices de popularidade do prefeito e pré-candidato à sucessão de Requião. Do total de entrevistados, 30% disseram acompanhar as denúncias.

Tiroteio

Não bastasse a precariedade das condições políticas, a governadora Yeda Crusius agora precisa de tratamento terapêutico.
Da deputada MARIA DO ROSÁRIO (PT-RS), sobre a reação da governadora gaúcha, que chamou de ‘torturadores’ professores que faziam manifestação em frente à sua casa, na quinta-feira.

De volta - O ex-deputado Paulo Delgado (PT-MG), que vinha atuando como lobista da Fiesp em Brasília, assumirá a vaga na Câmara aberta com a morte do peemedebista Fernando Diniz, ontem.

Contraponto

Cadeira cativa

Na sessão de instalação da CPI da Petrobras, na terça-feira, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) rebatia a oposição, que reclamava de não ter tido direito a indicar nem o presidente nem o relator da comissão.
- Quando nós éramos oposição, não pegávamos nem gripe -justificou Mercadante, usando como exemplo a CPI do Futebol, de 2001, presidida por Álvaro Dias (PSDB-PR) e relatada por Geraldo Althoff (PFL-SC).
Dias, que estava presente, não perdeu a piada:
- Mas foi o Romero Jucá que me indicou!
Jucá, hoje líder de Lula no Senado, era na época líder do governo Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.

Nenhum comentário: