sábado, julho 18, 2009

INFORME JB

Um mau presságio ronda Sarney

Vasconcelo Quadros

JORNAL DO BRASIL - 18/07/09

A profecia do cientista político David Fleisher, professor da Universidade de Brasília, é catastrófica para o presidente do Senado. Segundo ele, José Sarney deverá renunciar ao mandato entre agosto e setembro. "Ele vai ser empurrado pelo PMDB", diz o acadêmico, que sentiu cheiro de despedida no discurso em que Sarney fez, ontem, um balanço no qual cita 40 obras de sua gestão. Embora tenha garantido que não está amedrontado com "insultos ou ameaças", a frase mais característica de que as denúncias acertaram o fígado estão na parte em que se refere às acusações que corroem o clã no Maranhão. Fleisher acha que, quando se trata de manter os privilégios, o PMDB é pragmático, e nem Sêneca o comoverá. Lembra o professor que com Renan Calheiros foi assim.

À francesa Tardio

Na avaliação de Fleisher, como tem muito a perder, na hora certa o PMDB governista vai sugerir uma saída à francesa ao agrado de todos os atores envolvidos no processo. "Sarney é imortal e pode dizer que vai cuidar de suas memórias", prevê o cientista político. O gesto de renúncia, segundo ele, livraria o presidente Lula de complicações com a governabilidade e não atrapalharia o futuro de Dilma.

É dramática a situação das vítimas da gripe suína. Em boa parte dos casos chega-se ao absurdo de o resultado do exame confirmando a infecção pelo H1N1 ser anunciado depois que o paciente já morreu. É o caso do funcionário do Hospital Regional de Santa Maria (RS), cujo diagnóstico saiu três dias depois do sepultamento.

Falta

Pouco criativa e alvo de polêmica no Maranhão, a operação que devassou as atividades do empresário Fernando Sarney não se chama mais Boi Barrica. Agora é Faktor. Um sinal de que está fazendo falta a criatividade do ex-número 2, Zulmar Pimentel, o padrinho que dava nomes bíblicos às operações da PF.

Fogo alto

O líder tucano José Aníbal usou gasolina para apagar o fogo que encurrala a governadora gaúcha Yeda Crusius. Disse que os protestos são obra do "sinistro" Tarso Genro e de sua filha, a deputada Luciana Genro, a quem chamou de desequilibrada.

Insônia no PT

Decisão do juiz paulista Gilson Miranda a favor de 8.500 mutuários da Cooperativa de Habitação de São Paulo (Bancoop) está tirando o sono da cúpula petista. Num dos itens, o magistrado diz que eles nada têm a ver com as dívidas de R$ 43 milhões que a cooperativa tem com o Previ, Petrus, Banesprev e Funcef.

Alvo

A Bancoop foi criada na gestão do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) e é a maior concentração de dirigentes petistas e bancários por metro quadrado. Ela é alvo de investigações estaduais e federais.

Logo, existe

Para mostrar que existe, sim, o PSOL vai pedir formalmente a destituição do senador Paulo Duque da presidência da Corregedoria logo depois do recesso.

Nenhum comentário: