quinta-feira, julho 02, 2009

PAINEL DA FOLHA

Santinho!!!

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 02/07/09

Destratado por Dilma Rousseff em reunião sobre a Transnordestina, o secretário-executivo da Integração Nacional, Luiz Antonio Eira, pediu demissão em caráter irrevogável. A cena, presenciada por empresários e pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE), se deu quando Eira ponderou que, diante do novo cronograma ali acertado (a ferrovia não ficará mais pronta em 2010), seria necessário ajustar também os desembolsos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, hoje todo comprometido com a obra.
‘Se o Ministério da Integração acha que vai dispor desses recursos, nem por cima do meu cadáver’, gritou Dilma. Eira tentou se explicar. Os gritos aumentaram, e os termos, pioraram. Quem viu descreve a atitude da ministra como ‘grosseira’ e ‘desrespeitosa’.

Assim não dá - ‘Ou respondia a ela na hora, ou deixava o cargo’, disse Eira a um colega da Casa Civil. Consultor legislativo, ele retornará à Câmara. O episódio criou mal-estar com o PMDB, partido do ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, e objeto do desejo de Lula para formar chapa com Dilma em 2010.

Padrão - O desfecho é inédito, mas as cenas de Dilma, não. Recentemente, a ministra falou cobras e lagartos para o presidente da Funasa, Danilo Forte. Em público.

Por aparelhos 1 - Agora cem por cento Lula-dependente, José Sarney (PMDB-AP) ainda não caiu porque o governo não sabe como resolver a sucessão. Sarney percebe isso, daí ter vazado ontem a iminência de sua renúncia.

Por aparelhos 2 - O Planalto está decidido a impedir que a oposição herde a presidência do Senado. Quanto aos nomes do PMDB, dividem-se entre os que não têm a confiança de Lula e os que não aguentariam o escrutínio do noticiário. Há quem se encaixe nas duas categorias.

Veja bem - Nas conversas com DEM e PSDB, os operadores de Sarney ameaçam investigar o passado da primeira-secretaria, feudo ‘demo’, e levar ao Conselho de Ética o líder tucano, Arthur Virgílio.

Nós? Imagina... - O PSDB decidiu não levar adiante a ideia de representar contra Sarney no Conselho de Ética.

Modo de usar - O artigo ‘A faxina ideal’, no ‘Jornal do Senado’, ensina que, para manter a casa limpa, o ideal é ‘começar a limpar de cima para baixo, para não sujar de novo o que acabou de ser limpo’.

Prioridades - Como a chegada de Lula estava prevista para cerca de 21h de ontem, auxiliares apostavam que a anunciada conversa com José Sarney não poderia ser muito longa. Afinal, teria de acabar antes do decisivo jogo do Corinthians na Copa do Brasil, logo depois da novela.

Cartão postal - Lula antecipou de domingo para sexta sua ida a Paris. Quer aproveitar o fim de semana na capital francesa ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia.

De véspera - Tucanos tinham escolhido Tasso Jereissati (PSDB), Eliseu Resende (DEM), Aloizio Mercadante (PT), Francisco Dornelles (PP) e Garibaldi Alves (PMDB) para formar o ‘grupo suprapartidário’ que reformularia o Senado. O PT tentou ontem ressuscitar a ideia, bombardeada no nascedouro.

Força maior - A morte do médico e deputado José Aristodemo Pinotti (DEM-SP) ofereceu não apenas um assunto para evitar a discussão do Senado em plenário como um motivo para postergar votações que o governo receia na Câmara, em tempos de insatisfação com o atraso nos repasses das emendas.

Vitrine - O deputado João Maia (RN), em cujo nome foi registrada a mansão do irmão Agaciel, está no ar em inserções televisivas do PR.

Tiroteio

Lula tem todo o direito de demitir ministro por telefone, mas não pode manter o presidente do Senado no cargo por telefone.
Do senador CRISTOVAM BUARQUE (PDT-DF), demitido do Ministério da Educação com um telefonema de Lula, sobre a pressão do presidente, durante viagem à Líbia, para que a bancada do PT não retirasse o apoio a Sarney.

Contraponto

As belas e a fera

Durante recente visita de um grupo de senadores a Estocolmo, Flexa Ribeiro (PSDB-PA) surpreendeu os colegas, que elogiavam a capital sueca, ao comentar:
-É, mas as mulheres daqui não são nada belas...
Inconformado com a opinião, contrária a tudo o que se diz das suecas, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) protestou:
-Você não entende nada disso!- zombou o ex-governador de Pernambuco, conhecido admirador de misses.
Sérgio Guerra (PSDB-PE) interveio com ironia:
-Deixa ele falar, Jarbas. Ele tem o direito. Afinal, é o ‘sex simbol’ da bancada tucana!

Nenhum comentário: