terça-feira, julho 28, 2009

INFORME JB

O real infrator e o infrator pelo real

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 28/07/09

O Ministério das Cidades, que cuida do Departamento Nacional de Trânsito, quer desbaratar um esquema de transferência de pontos na carteira de habilitação existente no país. Vai mudar o texto de um projeto de lei que já está na Casa Civil a fim de apertar o cerco aos infratores. O que acontece hoje beira o sarcástico. Os Detrans não têm tecnologia e serviços suficientes para averiguar quem realmente cometeu uma infração, por exemplo, quando se trata dos pardais. O motorista pode simplesmente negociar a transferência dos pontos da carteira para outro, que cobra pelo serviço – o que o ministro Marcio Fortes chama de "infrator pelo real". A saída não será outra senão a burocratização do serviço. O cidadão terá que ir ao Detran, acompanhado de duas testemunhas, com registro em cartório, para preencher a via da multa.

Efeito crise Efeito gestão

Para não dizer o lado bom da crise no Senado, pelo menos curioso: cresceu em julho, comparado ao ano passado, o número das visitas de turistas ao Congresso – cerca de 700 por dia. Nos fins de semana, chegam a 2 mil.

Essa é para quem acha que o marketing não faz diferença. Nas pesquisas estimuladas para a sucessão de Aécio Neves em Minas, o vice Antonio Anastasia aparece com 5%. Ao adjetivá-lo como o homem do Choque de Gestão, pula para 18%.

Conectado

Hélio Costa, o concorrente, é apresentado como ministro e homem da inclusão digital. Lidera com folga, por ora. E aproveita o embalo para visitar os telecentros de informática espalhados pelo estado.

Negócio...

A Suggar passou a importar da China a maioria dos eletrodomésticos que vende. O produto sai do contêiner e recebe o selo da brasileira. Resultado: o faturamento subiu R$ 100 milhões em 2008. E não é a única.

...da China

O dono, Lúcio Costa, tentou produzir mais aqui. Mas reclama da legislação tributária.

No ar

Os quatro deputados supostamente envolvidos em venda irregular de passagens aéreas na Câmara seguem sob sigilo. Até aí, um escândalo. O bizarro virá em agosto. Para poupar o quarteto da degola, trama-se nos corredores a culpa dos chefes de gabinete.

Delgado volta

Paulo Delgado (PT), o Chico Alencar de Minas, não consegue voltar à Câmara. Quer tomar posse o quanto antes – suplente que é do recém-falecido Fernando Diniz (PMDB-MG). Mas o atestado de óbito ainda não chegou à Primeira Secretaria.

Alô, doutor

Continua estranha a atual gestão. Deputados têm recorrido ao check-up. Seis já morreram de janeiro até ontem.

Estrelas

Começou uma discreta guerra interna no PT. O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (SP) até agora é confirmado o futuro ministro das Relações Institucionais. O líder do partido, Cândido Vaccarezza (SP), corre pela lateral.

Vantagem

Palocci, aliás, é o médico particular do presidente da República em Brasília. É para ele que Luiz Inácio liga quando precisa tomar um comprimido ou medir a pressão.

No ar 2

Piada que rola depois que a banda Skank passou susto no ar com a perda da porta de um bimotor: "Líder Táxi, de portas abertas para você". Maldade.

Na rota

Uma cooperativa de táxis de Brasília inovou e se deu bem. Pagou R$ 1,2 milhão para ter um sistema GPS e central interligada aos 170 carros. A logística melhorou, e ninguém mais fica perdido na confusão de letras e números das quadras.

Nenhum comentário: