sexta-feira, junho 12, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Bombardeio

Ilimar Franco
O Globo - 12/06/2009

Tucanos paulistas afirmam que a eventual candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo não resistiria à divulgação do que ele já andou falando sobre o estado. Seus apoiadores tentam contemporizar dizendo que, na verdade, suas críticas eram à elite paulistana e lembram que, apesar de radicado no Ceará, ele nasceu em Pindamonhangaba.

PT estimula Ciro Gomes

Sem uma candidatura forte no estado, lideranças petistas são simpáticas à ideia e pretendem procurar Ciro nos próximos dias para avaliar sua real disposição. Para o PT, o ideal em São Paulo seria ter vários candidatos da base de sustentação do governo Lula no primeiro turno. O PSB, no entanto, quer o apoio dos petistas desde o início. Como a prioridade do PT é montar palanques fortes para a campanha de Dilma Rousseff, o partido está disposto a conversar. A possível candidatura de Ciro ao governo paulista surgiu da resistência do presidente do PSB, Eduardo Campos, em lançá-lo para a Presidência da República.
Pode ser que ele não seja candidato único, mas precisará ser o presidente da unidade " - Marcelo Déda, governador de Sergipe, sobre a candidatura de José Eduardo Dutra para a presidência do PT

CABELEIRA. O ex-governador Anthony Garotinho apareceu em Brasília anteontem com novo visual. "Estou me preparando para comemorar 30 anos de casado ano que vem, quero voltar aos meus 20 e poucos anos", disse ele, justificando os cabelos compridos. Ele entregou sua carta de desfiliação do PMDB. Garotinho se filiará ao PR em cerimônia marcada para o próximo dia 22. Sua intenção é disputar o governo do Rio.

Descriminalização

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) irá à Câmara terça-feira defender sua participação na Marcha da Maconha. "Defendo uma mudança da legislação idêntica à preconizada por Sérgio Cabral, FHC e Obama", disse ele.

Futebol

Até para explicar a globalização Lula recorre ao futebol. "Basta que você veja uma partida de futebol em qualquer lugar do mundo, a publicidade é a mesma, das mesmas empresas, seja no Brasil, na Índia, na China, nos Estados Unidos".


Mensalão

Não foram ouvidas nem metade das mais de 600 testemunhas de defesa do processo do mensalão e os autos já ultrapassam 20 mil páginas. O relator, ministro Joaquim Barbosa, só vai começar a ler os depoimentos quando todos terminarem, em meados do ano que vem. Calcula que precisará de um ano para organizar essas informações e fazer um voto. Seu gabinete está com um juiz só para ajudar o ministro a despachar todas as petições dos 39 réus. Em média, são dez por dia.

Wagner é azarão para a PGR

Apesar do favoritismo do atual número dois do Ministério Público Federal, o subprocurador-geral Roberto Gurgel, para o cargo de procurador-geral da República, a disputa está acirrada. O advogado-geral da União, José Antônio Toffoli, está em campanha pela indicação do subprocurador-geral Wagner Gonçalves, o segundo nome da lista. Já a subprocuradora-geral Ela Wiecko conta com o apoio do ministro Tarso Genro (Justiça). O presidente Lula ainda não bateu o martelo.

O GOVERNO de Minas assina terça-feira contrato para o início das obras da primeira penitenciária feita em Parceria Público-Privada (PPP). O consórcio que administrará o presídio terá que pagar multa de até R$100 mil por fuga.

O INSTITUTO Chico Mendes determinou aos fiscais da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha que fiquem atentos a destroços do Airbus da Air France e avisem o comando da operação de resgate.

O SENADOR Heráclito Fortes (DEM-PI) fará cirurgia de redução de estômago. Precisa perder 30 kg.

Nenhum comentário: