sexta-feira, junho 12, 2009

BRASÍLIA - DF

Planalto quer um "superguardião"

LUIZ CARLOS AZEDO

CORREIO BRAZILIENSE

A restruturação dos serviços de inteligência da Presidência da República não vai parar na recente criação do "Centro de Coordenação das Atividades de Prevenção e Combate ao Terrorismo" pelo Gabinete de Segurança Institucional. Com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro-chefe do GSI, general Jorge Armando Félix, discute com os ministros da Defesa, da Justiça e de Relações Exteriores uma ampla reforma na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O assunto estava na geladeira desde a Operação Satiagraha, que flagrou o então diretor da Abin, delegado Paulo Lacerda, metido em ações heterodoxas com o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz. O episódio implodiu a criação da Disbin (Departamento de Integração do Sisbin), um centro de operações que funcionaria 24 horas por dia com gente da Polícia Federal, Coaf, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Forças Armadas e Receita Federal.

O governo quer reestruturar a Abin para atuar no Brasil e no exterior, monitorar agentes de inteligência estrangeiros e aumentar a vigilância sobre organizações políticas radicais e grupos de exilados que atuam em território nacional. Para isso, o Palácio do Planalto deseja alterar a legislação e instalar um "superguardião", capaz de rastrear ligações telefônicas e mensagens pela internet sob controle judicial, além de ampliar o efetivo da Abin de 1.700 para 5.000 arapongas.

Zebra

Apesar de segundo na lista, o subprocurador Wagner Gonçalves é o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a Procuradoria-Geral da República no lugar de Antonio Fernando de Souza, que deixará o cargo no próximo dia 29, após quatro anos à frente do órgão. Nas vezes anteriores, Lula escolheu o primeiro da lista elaborada pela PGR. Estão na disputa o vice-procurador-geral Roberto Gurgel, primeiro da lista, e a subprocuradora Ela Wiecko.

Palha

Além do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), cujo blog recebe diariamente denúncias contra a Petrobras, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), está com a caixa de e-mail abarrotada de mensagens incendiárias para a CPI da Petrobras. Governo e oposição empurram a instalação da comissão com a barriga.

Respiro

Empresários e trabalhadores do Sul Maravilha cobram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva um alívio para a indústria de máquinas, sufocada pela crise econômica: isenções de PIS e Cofins, uma vez que a atividade paga o IPI. Em São Paulo, José Serra (PSDB) zerou a alíquota de ICMS para as empresas do ramo.

NO CAFEZINHO

Empurrão/Na Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Econômica da Câmara, os relatores temáticos Rocha Loures (PMDB-PR), da área de comércio, e Pedro Eugênio (PT-PE), da indústria, estão fazendo o lobby do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Querem mudar o relatório do deputado Sandro Mabel (PR-GO) sobre a reforma tributária.

Cacique/Resistente à filiação do governador de Rondônia, Ivo Cassol, o diretório estadual do PP foi dissolvido pela direção nacional do partido. Além de assinar a ficha no próximo dia 17, em Brasília, Cassol herdará a presidência da legenda no estado.

Conterrâneo/A Casa do Ceará presta homenagem ao governador Cid Gomes (PSB), hoje, às 13h. O governo cearense está patrocinando a construção de um novo centro de exposições para a instituição em Brasília.

Macacada/A Coordenação de Áreas Verdes da Câmara dos Deputados tenta salvar uma colônia de micos que habita a mata atrás do estacionamento do Anexo 4. Pediu ao Ibama para removê-los da área, cujas árvores serão derrubadas para a construção de uma nova ligação entre a L4 e o Setor de Embaixadas.

Gargalo/A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) negocia com o secretário extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais da Presidência, Bernard Appy, a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A criação da agência de fomento vinculada à Sudeco precisa de aprovação do Senado.

Nenhum comentário: