quarta-feira, junho 03, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Pânico na Petrobras

Ilimar Franco
O Globo - 03/06/2009
 

A direção da Petrobras está inquieta com a CPI . Teme a exposição de seus contratos, definidos como "sofisticados e complexos". Avalia que eles não podem ser analisados como os de uma prefeitura. Argumenta que os investimentos envolvem pacotes, nos quais o financiador está associado a empresas de engenharia ou fornecedores de equipamentos ou a construtoras. A empresa está alarmada com o prejuízo à sua imagem com a divulgação de denúncias anônimas não comprovadas. 

Está pintando disputa no PT 

O presidente Lula está determinado a manter Gilberto Carvalho no Planalto. Alega que Gilberto não tem o perfil para presidir o PT e que precisa dele na reta final do governo, quando a maioria dos ministros terá pedido demissão para concorrer. Apesar disso, na quinta-feira, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, e Gilberto Carvalho terão uma conversa final com Lula. Se isso se confirmar, a presidência do PT deve ser disputada pelo ex-senador José Eduardo Dutra, da Construindo um Novo Brasil, e o secretário-geral, José Eduardo Cardozo (SP), da Mensagem. A Democracia Socialista, no entanto, simpatiza com Dutra. 

Tenho que aguardar. O PSDB, decidindo pelo Aécio, muda o quadro eleitoral nacional. Teremos que avaliar esse novo quadro" - Carlos Lupi, ministro do Trabalho, após visitar o governador Aécio Neves 

O PROTESTO. O Greenpeace protestou ontem no Senado contra mudanças na proposta de novo Código Florestal enviada pelo governo ao Congresso. Uma das militantes, usando a faixa "Miss Desarmamento", com uma imagem presa ao rosto da presidente da CNA e senadora Kátia Abreu (DEM-TO), foi detida. Kátia protestou indignada: "Por que o Greenpeace não atua na Europa, que mantém apenas 0,3% de sua floresta nativa?". 

Fogo amigo 

Dizem no PMDB que o líder no Senado, Renan Calheiros, está de mal com o presidente da Câmara, Michel Temer (SP), porque seu motorista perdeu um cargo de comissão. Funcionário da Câmara, ele dá expediente no Senado. 

PSDB coloca Serra e Aécio na TV 

Os governadores José Serra e Aécio Neves serão as estrelas das inserções na TV que o PSDB vai colocar no ar em junho. Os tucanos optaram por inserções de um minuto, em vez de trinta segundos, para que Serra e Aécio possam ter uma exposição maior. Os 20 programas irão ao ar durante quatro dias e pretendem mostrar ao público as principais realizações das administrações tucanas em São Paulo e Minas Gerais. 

Vacinado contra as pesquisas 

Disputado pelo presidente Lula e pelo governador José Serra, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração) não se impressiona com as pesquisas. "Parece até que as eleições vão ser agora, em outubro, e não no ano que vem", ironiza. Cético, se diz escaldado com pesquisas com tanta antecedência. Cita as eleições de Jaques Wagner na Bahia, em 2006, e de João Henrique em Salvador, em 2008. "Apoiei os dois na baixa, me chamaram de maluco e deu no que deu", resume.

A DIRETORIA brasileira de Itaipu não está nada satisfeita com a possibilidade de o governo Lula permitir ao Paraguai vender parcela de sua cota no mercado livre de energia. 

ALIÁS, no governo Lula há um certo desencanto com o presidente Fernando Lugo, do Paraguai. Além da desmoralização, com a descoberta dos filhos, dizem que sua base vai da direita à esquerda radicais. 

O LÍDER do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), está dando uma canseira no governo. Ainda não disse quem vai indicar para relator da CPI da Petrobras.

 

Limites 

A oposição não vai investir contra a Diretoria de Exploração da Petrobras, ocupada pelo petista Guilherme Estrella, que cuida do pré-sal. "Ele é honesto e essa é uma área estratégica", resume o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

Nenhum comentário: