quarta-feira, junho 03, 2009

INFORME JB

A festa de Roseana e o presente do PT

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 03/06/09

Em jantar para seleto grupo de aliados em sua residência, na segunda, em Brasília, uma feliz Roseana Sarney (ex-senadora do PMDB e governadora do Maranhão), bailou pelas salas com a elegância do poder e deixou para os convidados o estrelismo da noite. Triunfaram nos discursos extraoficiais sobre alianças estimadas em seus estados, cada qual com seu entusiasmo, alguns caciques do partido. O assunto foi a tendência de chapa com o PT para 2010. O escrete das previsões incluiu, entre outros, Eduardo Cunha (RJ), Romero Jucá (RR), o presidente da Câmara, Michel Temer (SP) (D) – embora de um diretório paulista mais Serrista que petista – e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira (BA) – que, por ora, não quer conversa com o PT. Esperado, Renan Calheiros (AL) não foi.

Doutor Fortes Socorro!

O ministro Marcio Fortes, das Cidades, foi surpreendido ontem com uma ligação de uma mulher que se dizia moradora da Baixada Fluminense. Ela estava no meio da rua e sofria convulsão. Pedia ajuda desesperadamente.

O ministro a acalmou e acionou o 193 dos Bombeiros. É apenas uma das 500 ligações que Fortes tem recebido por dia, depois que autorizou a divulgação de seu celular num jornal para esclarecer a população do Rio sobre o PAC.

Garotinho 22

Anthony Garotinho deve assinar filiação ao PR dia 22 – o número do partido. Será em festa no Rio, com presença do ministro Alfredo Nascimento (Transportes), e o presidente da legenda, deputado Valdemar Costa.

Voa, Barreto

"Depois dessa pesquisa, se abrir a ‘janela’ os passarinhos voam", disse o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) a um amigo, referindo-se aos tucanos e à subida de Dilma Rousseff (PT) na pesquisa CNT/Sensus – e à proposta de "janela" para troca de partidos.

Don Juan

O ministro José Múcio, das Relações Institucionais, arrancou suspiros das deputadas ontem, na instalação da Procuradoria da Mulher, na Câmara: "Feminista que sou, estou à disposição de todas as mulheres".

Tête-à-tête

Antes de anunciar na tribuna do Senado que a CPI das ONGs deve ser solucionada, a fim de adiar a instalação da CPI Petrobras, o senador Romero Jucá (PMDB) ficou 40 minutos no gabinete do tucano Sérgio Guerra (PE).

O cara

Paulo Maluf foi o líder do PP, ontem, na reunião de líderes na Presidência da Câmara.

Que CPI!?

Não alheio à CPI no Congresso, o lado político da questão, o El Pais de Madri manchetou há poucos dias o perfil financeiro da Petrobras – "Petrobras contorna a crise no exterior", destacando cinco acordos recentes da estatal.

Meu garoto

Em seu aniversário no sábado, o pastor Manoel Ferreira, deputado federal, lançou Lindberg Farias (prefeito de Nova Iguaçu-RJ) ao governo do estado. Mas o petista tem falado que está alinhado a Dilma Rousseff e Lula – ou seja, candidato ao Senado, por ora.

Rasante

O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) aprovou na Comissão Mista de Orçamento e Fiscalização requerimento para que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, informe detalhes dos investimentos da Infraero no Aeroporto Santos Dumont em 2008 e 2009.

Rasante 2

A mesma Comissão vota hoje projeto (06/09) que abre crédito de R$ 43,5 milhões para a Infraero injetar em obras nos terminais do Galeão, Fortaleza, Salvador, Boa Vista, Guarulhos e Campinas.

Ponto cego

Respaldada em relatórios de inspeção internacional, a Aeronáutica informou que não há "ponto cego" para radares no espaço aéreo da região amazônica.

Cenipa

A coluna retifica que o Cenipa, da Aeronáutica, não fez relatório sobre a situação do aeroporto de Terravista, em Trancoso (BA).

Nenhum comentário: