sábado, junho 27, 2009

PAINEL DA FOLHA

Boletim médico

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/06/09

A senadores com quem conversou ontem José Sarney (PMDB-AP) reconheceu o agravamento de sua situação política ao longo da semana, com o acúmulo de revelações de favorecimento a familiares e apadrinhados no Senado. Manifestou especial preocupação com o DEM, que abriga alguns de seus aliados históricos. Dono da segunda maior bancada da Casa, o partido se reunirá na terça-feira para decidir se adere ao coro que pede o afastamento do presidente.
Sarney sabe que a eventual defecção em bloco dos ‘demos’ seria sua sentença de morte. Ontem, telefonou para vários senadores da sigla. E continuou a dizer que não pretende renunciar.

Questão de fé - O padre carismático Moacir Anastácio, que atrai uma legião de católicos à celebração anual do Pentecostes em Taguatinga, participou de almoço ontem com a família Sarney e aliados. Foi levar uma bênção ao presidente do Senado.

Flashmob 1 - Com mais de 10 mil mensagens em apenas uma hora, a mobilização no Twitter para que fosse postada a expressão ‘fora Sarney’ a partir das 15h de ontem provocou um fluxo na rede de miniblogs que superou, no país, a morte de Michael Jackson.

Flashmob 2 - Os adeptos do protesto virtual definiram a próxima quarta como dia para manifestações ‘físicas’ pela saída do presidente do Senado. Até as 19h, havia atos agendados em seis capitais.

Força aí - Em campanha pelo afastamento de Sarney, Pedro Simon (PMDB-RS) encontrou tempo para telefonar a Beto Richa (PSDB-PR). O senador queria prestar solidariedade ao prefeito de Curitiba, que enfrenta acusação de uso de caixa dois em sua campanha reeleitoral de 2008.

Ação... - Sarney nomeou em 15 de maio deste ano Flávia Coelho Garcia para o cerimonial da presidência do Senado. É filha de Luiz Garcia Coelho, lobista e amigo de Renan Calheiros (PMDB-AL). Ex-assessora de Renan, Flávia foi exonerada em 2007, durante os processos de cassação enfrentados pelo peemedebista.

... entre amigos - Ex-marido de Flávia, o advogado Bruno Lins disse em depoimento à polícia, na época, que o ex-sogro se valeu da proximidade com Renan para intermediar negócios entre o banco BMG e o INSS. Tanto Renan quanto Coelho negaram as denúncias.

Pão e circo - Na avaliação do Planalto, a leitura, na noite de quarta-feira, do requerimento para a criação da CPI do Dnit deve ser creditada não apenas à instabilidade reinante no Senado, mas também à insatisfação dos parlamentares com o atraso na liberação de suas emendas.

Bate-bola - Em conversa com auxiliares logo depois da vitória do Brasil sobre a África do Sul, Lula rasgou elogios a Dunga. Para o presidente, o técnico ‘teve estrela’ e ‘calou a boca de sabichões que acham que entendem tudo de futebol, inclusive eu’. Lula, que não havia aprovado a entrada de Daniel Alves, reconheceu: ‘O menino brilhou e salvou a partida’.

Zona cinzenta - A CCJ do Senado encomendou a Marco Maciel (DEM-PE) uma solução negociada para o projeto de Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que obriga os partidos a informar à Justiça Eleitoral, no ato do registro dos candidatos, o respectivo programa de governo. Teme-se que a tramitação abra espaço para ‘contrabandos’ como janela de infidelidade e terceiro mandato.

Tiroteio

É tarefa tão ingrata atacar o governo Lula que sobrou para meus amigos senadores do PSDB. Serra e Aécio fizeram questão de não aparecer.
Do senador ALOIZIO MERCADANTE (PT-SP), sobre o programa tucano levado ao ar na noite de quinta em rede nacional de TV e rádio.

Que fase! - Além de ver uma aliança entre PT e oposição reduzir as chances de instalação da CPI da Conta de Luz, o autor do requerimento, Eduardo da Fonte (PP-PE), amarga outro desconforto: o deputado pegou catapora.

Contraponto

O combate dos chefes

O governador José Roberto Arruda (DEM) esteve ontem em Paris para acertar detalhes da visita do presidente francês a Brasília em setembro, quando assinarão o contrato do veículo leve sobre trilhos que deverá incrementar a infra-estrutura da capital para a Copa de 2014.
-Sarkozy prefere eventos de rua-, disse Jean Michel Severino, presidente da agência de desenvolvimento.
Arruda sugeriu lançarem a pedra fundamental, e Severino disse que será levado um vagão do VLT para o ato.
-O presidente Sarkozy é muito irrequieto- insistiu.
-O governador também!- emendou um assessor.
-Não como o Sarkozy!- insistiu Severino.
-Há controvérsias!- apressou-se o fiel brasileiro.

Nenhum comentário: