sábado, junho 27, 2009

INFORME JB

A licença para o mico federal

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 27/06/09

Um impasse entre dois órgãos ambientais em Brasília pode deixar sem casa uma família de micos – uns 20 – perto da Praça dos Três Poderes. O governo do Distrito Federal abre uma via perto do Anexo 4 da Câmara e da sede do TCU (foto). Foram derrubadas algumas árvores, e os macaquinhos correram. Andam livres e incomodam – revelou a coluna esta semana. As empreiteiras Seta e JM continuam as obras. Têm até dia 23 de julho para dar uma solução para os animais, por licença ambiental concedida pelo Instituto Brasília de Meio Ambiente (Ibram). Aí vem outro problema: o Ibama questiona o documento do Ibram. Deu prazo até segunda-feira para as empresas apresentarem o estudo ambiental, do contrário serão multadas – de R$ 500 a R$ 10 milhões. E as obras podem ser paradas até os micos serem recolhidos.

Vai que é sua Vaivém

Há dois meses, segundo assessores do Ibram, o presidente Lula sancionou MP que dá poderes ao órgão do Distrito Federal para conceder licenças. Antes, elas cabiam ao Ibama, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O embaixador Samuel Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, deve sair com a aposentadoria compulsória. Antonio Patriota é cotado para sucessor.

Só festa

O Partido da República ainda comemora de Norte a Sul a filiação de Anthony Garotinho, e sobram convites para visitas a diretórios. Um dos responsáveis pela filiação, o deputado João Carlos Bacelar (BA), acredita que ele ainda pode se candidatar à Presidência em 2010.

Juventude...

Um padre de 31 anos, que acreditava na recuperação de jovens, foi morto com três tiros em Brazlândia, cidade satélite de Brasília. O algoz era conhecido seu, que o atraiu para um carro com os comparsas, atrás de dinheiro.

... transviada

Esta semana, dois deles foram presos. O padre, se os perdoasse em vida, se arrependeria: o detido, furioso com a prisão, ordenou a morte de um comparsa solto – não encontrado pela polícia. Feito. Só acharam o corpo.

Fala, Ciro

O presidenciável Ciro Gomes, deputado pelo PSB do Ceará, aparece amanhã no Jogo do Poder, na CNT, às 23h. Vai abrir o jogo sobre especulações e verdades.

Bola & boletim

Entre os atletas que já passaram pelo Instituto Bola pra Frente, no subúrbio do Rio, 93,5% continuam na escola ou já pegaram diploma – o índice cai para 57,29% entre os que nunca pisaram ali, segundo censo feito pela entidade em parceria com o Sesc.

No alambrado

Entre os educandos do Bola pra Frente, 0,5% parou de estudar; a outra parcela pesquisada teve índice de 41,91% de abandono das escolas. O analfabetismo é outro dado preocupante. Atinge 26,28% dos jovens de 15 a 24 anos e 35,26% dos moradores de 25 a 59 anos.

Arquitetura

Será entregue na quarta o Prêmio CAIXA IAB 2008/2009, que busca ideias inovadoras para habitação social no Brasil. A quarta edição tem 14 premiados entre estudantes e profissionais.

Pelo social

A ArcelorMittal Vega em São Francisco do Sul (SC) comemora em dezembro a formatura de mais 35 técnicos de enfermagem, em parceria com o Senac, com curso bancado pela empresa. Desde 2007, a iniciativa já capacitou 44 pessoas e garantiu entrada de mais de 90% no mercado.

Nenhum comentário: