sexta-feira, maio 08, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Mais emprego

 Ilimar Franco
O Globo - 08/05/2009
 

O mês de abril registrou um novo aumento do emprego no país. Os dados coletados indicam que foram criados mais de 50 mil postos de trabalho, sinalizando uma lenta e gradual retomada da atividade econômica.

 

O ministro Carlos Lupi (Trabalho), que monitora diariamente os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), informa que a grande novidade é a recuperação de vagas em São Paulo.

 

O acordo do PMDB com o governo

 

A Taxa de Juros de Longo Prazo fica, mas não vai valer. A Câmara aprovou ontem a Medida Provisória do novo Refis.

 

Prevaleceu acordo firmado na véspera com a área econômica.

 

O relator Tadeu Filipelli (PMDB-DF) manteve a TJLP, mas a retirou do caput do artigo e pôs no parágrafo único.

 

O PMDB marca pontos porque manteve, de mentirinha, a TJLP. O governo ganha porque o presidente Lula poderá vetar o parágrafo, mantendo o caput. Quando for aplicar o novo Refis, faz a indexação pela taxa Selic. O mesmo acordo foi feito na renegociação das dívidas dos municípios com o INSS. Depois os vetos ficam na fila de votação. Um dia...

 

Se eu não sair candidato ao governo, saio para deputado federal” — Anthony Garotinho, ex-governador do Rio, ontem, ao acertar sua filiação ao PR

 

QUINTA SEM LEI. Com apenas três deputados no plenário, a importante Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) aprovou ontem uma série de projetos, numa sessão esvaziada. Na lista de inscrição, para abertura da sessão, 44 parlamentares assinaram o livro de presença, mas não ficaram para o debate e a votação.

 

Acostumados com esse baixo quórum, os assessores dos parlamentares batizaram esse dia como “quinta sem lei”.

 

Água fria

 

Quem leu o relatório que a Fundação Getulio Vargas entregou ontem para a Mesa do Senado diz que as sugestões de mudanças na Casa ficaram aquém das expectativas.

 

Elas se restringem a cortes no âmbito da diretoria geral do Senado.

 

‘Não pedi’

 

Ex-embaixador em Cuba, Tilden Santiago reagiu à declaração do presidente Lula de que errou ao nomear derrotados em eleições para esses postos no exterior.

 

“Não pedi. Foi ele quem me indicou. Respeito sua reflexão”, disse Tilden.

 

Na CPI, o último suspiro de Dantas

 

Numa tentativa de evitar que seu cliente, Daniel Dantas, fosse indiciado pela CPI dos Grampos, o advogado Andrei Schmidt enviou mensagem eletrônica a sete deputados da comissão. No texto, listou sete razões para Dantas não ser incluído no relatório final. Schmidt argumentou que o banqueiro não responde a processo por interceptação telefônica, razão da inclusão de seu nome no relatório. Mas não convenceu ninguém. O pedido de indiciamento foi aprovado por unanimidade.

 

Onde passa boi passa boiada

 

Quando assumiu a presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor (PTB-AL) afirmou que haveria mais rigor na aprovação de nomes para as agências reguladoras.

 

Ontem, por 14 votos a dois, foi aprovada indicação do líder do PTB, Gim Argello (DF), para a Agência de Transportes Terrestres. Collor havia declarado que a experiência de Ivo Borges, como chefe administrativo da rodoviária de Brasília, não o credenciava para a função.

 

O SENADOR Almeida Lima (PMDB-SE) assinou a CPI da Petrobras num dia e retirou seu apoio no dia seguinte.

 

Álvaro Dias (PSDB-PR) tem 23 assinaturas.

 

NUM ESFORÇO para sair da agenda negativa, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), vai reunir os líderes e anunciar que colocará 12 projetos na pauta de votações

 

POR CAUSA da visita do presidente Fernando Lugo ao Brasil, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem dado entrevistas para a imprensa paraguaia. Quer melhorar a imagem da Casa no exterior.

Nenhum comentário: