sexta-feira, maio 15, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

Ligação à distância


Folha de S. Paulo - 15/05/2009
 

Explodiu o número de chamadas para o Disque Saúde, número disponibilizado ao público pelo Ministério da Saúde para o qual as pessoas ligam em busca de informações sobre doenças e epidemias. Em abril, antes do alerta sobre o vírus influenza A, conhecido como gripe suína, a central recebia, em média, 19.400 ligações diárias. Entre 27 de abril e 2 de maio, com a ampla divulgação da propagação do vírus no mundo, a média saltou para 34.500 chamadas por dia.

DE NOVO
Além de notificar 134 juízes que assinaram manifesto em apoio ao juiz Fausto De Sanctis, com críticas a Gilmar Mendes, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o corregedor André Nabarrete, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), voltou a notificar o próprio juiz sobre seus procedimentos à frente de processos sob sua responsabilidade. No começo do mês, De Sanctis foi absolvido de outras duas acusações de desobediência feitas por Nabarrete.

NEM TANTO
No manifesto de apoio a De Sanctis que Nabarrete investiga e que diz ter sido assinado por muitos juízes "noviços", há também colegas dele, como por exemplo a desembargadora Marianina Galante, do TRF-3, que tem mais de 20 anos de carreira.

 

Os desembargadores, no entanto, não podem ser questionados pelo corregedor.

BANDEIRA BRANCA
De um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que se alinha entre os críticos do juiz Fausto De Sanctis, mas que acha "bobagem, politicamente", a investigação aberta agora pelo corregedor André Nabarrete contra os 134 juízes federais que o apoiaram: "Passou da hora. O clima já é outro".

Nenhum comentário: