domingo, maio 17, 2009

INFORME JB

Gim Argello é o cara do Planalto

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 17/05/09

Anotem o nome: Gim Argello. O paulista de São Vicente que ganhou o Senado pela beira de uma chapa que elegeu Joaquim Roriz (PMDB-DF) – o que renunciou e pedia a Gim que não assumisse. E o que Gim fez? Driblou o ex-titular, tomou posse no cargo que lhe cabia, chegou devagar pela sombra do fundo do plenário, foi ganhando cadeiras, galgou posições e gabinetes, e hoje aí está: Jorge Afonso Argello (foto) ocupa o 14º andar do cobiçado Anexo II. Não parou. Convenceu a bancada do PTB a fazê-lo líder. Ganhou a confiança de José Múcio Monteiro. Tornou-se articulador da ida de Fernando Collor para a presidência da Comissão de Infraestrutura. Prestigiado, é um dos senadores mais poderosos da Casa, convidado para cafés com José Sarney ou caminhadas com Dilma Rousseff. Virou vice-líder do governo no Senado e, aguardem, vai ganhar mais. Roriz pode se gabar: elegeu um senador.

Flores Espinhos

"Sou apenas o líder do PTB", comenta Gim Argello, quando incitado a falar do poder que vem conquistando. "Não tenho tempo para mais nada". E sorri.

Gim não fugiu à regra que tem ditado o currículo de muitos na Casa. Entrou sob a mira do MP, principalmente por suspeita de grilagem de luxo de terras no Distrito Federal.

Porta aberta

Gim vem ganhando a Casa e aliados suprapartidários dia a dia. E por quê? Candidato ao governo ano que vem, ele será o palanque da petista Dilma Rousseff no Distrito Federal.

Terceiro mandato...

A OAB, que tanto gritou contra a ideia de terceiro mandato levantada por aliados do presidente Lula, queimou a língua. O vazio de líderes na Ordem em alguns estados tem feito com que alguns de seus presidentes se lancem a um terceiro mandato consecutivo.

... na OAB

É o caso de Estefânia Viveiros, no Distrito Federal, e Hélio Leitão, no Ceará. O exemplo promete ser seguido em outras seccionais.

Dois poderes

Na viagem do trem do Pantanal, semana passada, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) revelou a um aliado que Lula está tão preocupado em eleger uma base forte no Senado quanto Dilma.

Pratas da casa

A maioria dos novos diretores na cúpula do Banco do Brasil é de ex-estagiários do bancão, comemora um amigo da turma.

É a crise

As Lojas Americanas, que previam maior expansão este ano, começaram a renegociar prazos e a adiar abertura de novas unidades, principalmente em shoppings.

Mundo... réptil

A corregedoria do TJ-MG condenou o juiz Adelardo Franco de Carvalho Júnior por calúnia contra dois procuradores do INSS. Numa sentença, ele os qualificou de "répteis, já definidos como seus semelhantes que mostram o que são ainda na casca do ovo, antes da eclosão".

Castigo

Isso porque os procuradores alegaram não terem poder de jurisdição para cumprir um mandado. Pela pena de censura, à qual o juiz recorre, ele não terá direito a promoção durante um ano.

Nenhum comentário: