sábado, maio 09, 2009

INFORME JB

Mais uma batalha entre PT e PMDB

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 09/05/09

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem ocupado mais seu tempo, ultimamente, atuando de bombeiro entre as perversidades das hostes do PT e do PMDB sobre a disputa de poder no Congresso – e, de quebra, inclui o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, no rol de negociações. O novo capítulo é a vaga de líder do governo no Congresso. Com vistas para palanques em 2010, o PT quer indicar a senadora Fátima Cleide (PT-RO), para sossegar o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), com quem pode aliar-se ano que vem. Ou o PT pode indicar Osmar Dias (PDT-PR), que reforçaria a chapa dos petistas no Paraná. Mas o PMDB bateu pé e avisou ao Planalto que não deixa. "A vaga é do PMDB", grita um senador aliado.

Alô, TRE Passo a passo

Entra ano, sai ano, e todo ano é a mesma coisa: a campanha não passa. Esse Ford Focus flagrado pela coluna circula em Brasília com o adesivo "Federal é Oziel", numa clara campanha antecipada.

O vice-governador do Rio, Luiz Pezão, lembra à coluna que o PAC "está andando" no Rio. Para o Arco Rodoviário, das 3.600 desapropriações previstas, mais de 800 feitas.

Teleférico

Ainda segundo Pezão, a obra mais chamativa do PAC no Rio, o teleférico no Complexo do Alemão, saiu do papel. Já construíram a segunda estação.

Aprovados

A Faculdade Zumbi dos Palmares, onde 87% dos alunos são afrodescendentes, forma sua segunda turma de administradores dia 14. O patrono é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Mutirão bilateral

A Caixa Econômica Federal recebeu visita de comitiva de representantes de Cabo Verde, chefiada pela ministra das Finanças, Cristina Duarte. Querem cooperação técnica entre os países na área de habitação.

Falta pouco

A ministra lembrou à presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, que Cabo Verde tem hoje um déficit habitacional de 40 mil moradias. Parece pouco, mas não é. "É um número expressivo, se considerarmos a população de 500 mil habitantes", disse a ministra.

Prevenção

O TCU anunciou: vai acompanhar os gastos do governo com a gripe suína.

Rumo ao STF

O presidente Lula e o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, reuniram-se quinta-feira para um papo. Prestes a mudar-se para a Corte da OMC, a ministra do STF Ellen Gracie pode abrir vaga para Fernando, como adiantou a coluna.

Lula lá

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, foi incumbido pelo presidente Lula de representá-lo amanhã na posse do novo presidente da África do Sul. Santos viajou ontem com assessores.

Apito final

O STJ rejeitou mandado de injunção impetrado pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, que pedia a proibição de jogos entre 11h e 17h em todo o país, no período de novembro a fevereiro.

Apito final 2

A Fenap sustentou que o Ministério do Trabalho, responsável pela regulamentação de todas as atividades ocupacionais, recusa-se a estabelecer regras específicas de proteção à saúde dos jogadores.

Além-mar

O governo brasileiro vai apoiar a criação do Sistema Nacional de Arquivos Moçambique. O diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes, e a ministra da Função Pública de Moçambique, Vitória Diogo, assinaram acordo de cooperação.

Piso verde

Com reciclagem de 7 mil toneladas de concreto, a ArcelorMittal Tubarão economizou R$ 750 mil para reformar 3,6km dos 9km da rodovia de acesso ao Terminal Privativo de Praia Mole.

Nenhum comentário: