segunda-feira, maio 04, 2009

INFORME JB

Última chamada para o embarque

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 04/05/09

O brigadeiro Cleonilson Nicácio, presidente da Infraero, vai ter o mérito de sair do cargo com um trabalho que foi considerado uma "despolitização" da estatal. Mandou para a rua, semana passada – conforme adiantou a coluna – algo em torno de 250 funcionários contratados sem concurso. Tinha nas mãos um levantamento feito pelo setor de inteligência sobre os apadrinhados políticos que nada faziam a não ser abocanhar altos salários. O próprio Nicácio vistoriou todos os 67 terminais administrados pela estatal e conheceu alguns desses empregados. Mandou para casa afilhados políticos de deputados e senadores do PT, PMDB e outros partidos da base. A chiadeira vai ser grande esta semana nos bastidores. E, espera-se, até na tribuna.

A outra Troca-troca

Mais uma sósia de Dilma Rousseff, a exemplo do publicado na foto de ontem. Esta aí é a Margarida Salomão, ex-reitora da UFJF. Ela concorreu à prefeitura de Juiz de Fora ano passado e perdeu. Mas manteve o estilo tailler vermelho, mesmo penteado e as feições que lembram a ministra. Foi chamada de Dilma de JF.

A direção nacional do PT já encontra dificuldades para alianças ano que vem, para os palanques com o PMDB em dois estados importantes. No Rio, o petista Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu, não abre mão da candidatura ao governo. Na Bahia, o peemedebista Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional, também quer o governo.

Daí...

Geddel e Lindberg, por mais aliados que sejam de Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula à sua sucessão, são os maiores obstáculos de uma aproximação total dela com o PMDB.

Para variar

Os governadores Sérgio Cabral (PMDB) e Jaques Wagner (PT) têm reclamado muito disso com as direções de seus partidos. E com a cúpula dos aliados.

Então...

As executivas do PT e do PMDB entraram num acordo. Não têm outra alternativa a não ser negociar visando este cenário: estarão todos na mesma chapa, cada um para um cargo. O entendimento, por ora, vai mal. Todos querem os governos. Ninguém quer o Senado.

Lula na tela

Além de registrar os momentos pessoais e públicos do presidente Lula, o fotógrafo oficial do Planalto, Ricardo Stuckert, está levando uma minicâmera e tem filmado o chefe.

Lula na tela 2

O presidente, aliás, tem ligado toda semana para o irmão Frei Chico, que acompanha as gravações do filme Lula, o filho do Brasil. Pede relatório e se oferece sempre para ajudar em algo. O filme será lançado em janeiro.

Reformas

O senador Marco Maciel (DEM-PE) tem convencido colegas de que é preciso consenso para "realização de uma ampla reforma eleitoral no país". "Qualquer reforma eleitoral no Brasil só ocorrerá na medida em que o consenso seja previamente acordado pelos partidos que constituem a maioria das duas Casas". Mas, lamenta Maciel, sem consenso nenhuma reforma passa, como tem acontecido.

Terra firme

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, assinou, em Houston (Estados Unidos), um protocolo de intenções com um consórcio formado pela Galvão Engenharia e Alusa, para a construção de outro estaleiro no Porto de Suape.

Cobra, União

A Advocacia-Geral da União propôs 341 ações para recuperar em torno de R$ 55 milhões pagos pelo INSS a título de pensão por morte ou invalidez, referentes a acidentes de trabalho causados pela falta de segurança.

Nenhum comentário: