segunda-feira, maio 04, 2009

CARLOS EDUARDO NOVAES

O trivice

JORNAL DO BRASIL - 04/05/09

Sugiro que o Botafogo desista e não apareça mais para disputar decisões contra o Flamengo. Arranja uma desculpa, diz que trocou a data da final, que o ônibus da delegação foi assaltado, que pensou que o jogo fosse no Engenhão, qualquer coisa, mas pelo amor de Deus não apareça no Maracanã. Vai perder por W.O., como se dizia antigamente, mas pelo menos poupará seus torcedores da ameaça de um infarto. Constatou-se ontem que mais do que reforços, o Botafogo precisa mesmo é de um psicanalista que resolva seu complexo de inferioridade diante do Flamengo. Um psicanalista – e, se, possível, um bom orientador de cobranças de pênaltis.

Na verdade, o Botafogo fez tudo certinho para chegar ao tri-vice-campeonato. Começou lá atrás – como nos jogos anteriores – permitindo ao Flamengo alcançar a marca de 66% de posse de bola. O Flamengo, porém, não ameaçava, e o Botafogo, de olho no trivice, passou a parar as jogadas com faltas. Numa dessas aos 20 minutos o Flamengo fez 1 a 0, placar magro que não garantia o vice-título para o Botafogo. As faltas foram se sucedendo e aos 38 Kleberson marcou o segundo com a colaboração de Alessandro, que deve ter aprendido com Emerson a melhor maneira de deslocar seu goleiro.

Perdendo de 2 a 0, Ney Franco no segundo tempo tirou Emerson, que estava louco para fazer mais um gol e botou o Jean Carioca para garantir o terceiro vice-campeonato seguido para o Botafogo. Com menos de um minuto Victor Simões pensou um pouco e considerou que se marcasse o gol de pênalti, o Botafogo poderia partir para uma reação e perder o trivice. A partir daí – e por 20 minutos – o Botafogo assustou seus torcedores jogando como se quisesse ser campeão! Fez um gol, fez o segundo e, com medo de perder o tão sonhado vice, recuou. E voltou ao seu joguinho de sempre.

O Flamengo retomou o domínio da partida, tentou marcar de todos as maneiras, mas parece que não avisaram ao Renan, o filho do Obama, que o objetivo do Botafogo era o trivice. A decisão foi para os pênaltis e o Botafogo respirou aliviado, seguro que seu título estava garantido. Ninguém perde mais pênaltis do que o Botafogo! Foi uma surpresa quando Leo Silva marcou o primeiro – e certamente levou uma bronca do grupo. Juninho, porém, consertou as coisas e chutou – como em 2007 – para defesa do Bruno. Apenas um pênalti perdido, porém, não assegurava o trivice para o Botafogo. O garoto Gabriel descuidou-se e marcou o segundo, mas logo depois Leandro Guerreiro, para afastar qualquer dúvida, selou a sorte do seu time, que precisou perder três pênaltis para ficar com o trivice! Mas valeu o esforço.

Foi justa a vitória do Flamengo, que mostrou ao técnico Cuca que não era ele quem tinha vocação para vice. Cuca enfim pôde enriquecer seu currículo ao botar uma condecoração no peito. Quanto ao Botafogo, só lhe resta esperar pelo campeonato de 2010 para lutar pelo tetravice!

P.S:. Experimenta escrever alguma coisa com um bando de rubros-negros buzinando e gritando "Mengo" debaixo da sua varanda!

Nenhum comentário: