segunda-feira, abril 06, 2009

TERREMOTO NA ITÁLIA

06/04/2009 - 05h30

Terremoto na Itália deixa ao menos 27 mortos; Berlusconi declara estado de emergência



da Folha Online

Um terremoto de 6,3 graus na escala Richter atingiu a Itália na madrugada deste domingo, deixando ao menos 27 mortos --entre eles cinco crianças--, 30 desaparecidos e centenas de feridos.

Alessandro Bianchi/Reuters
Pessoas desabrigadas andam pelas ruas de l'Aquila
Pessoas desabrigadas andam pelas ruas de l'Aquila

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, declarou estado de emergência no país. Ele cancelou viagem que faria a Moscou e se dirige a l'Aquila. Além do primeiro-ministro, membros da Defesa Civil de toda a Itália se dirigem a Abruzzo para prestar socorro aos atingidos pelo terremoto. Um pelotão do Exército também se dirige ao local do terremoto --procedimento possível graças à declaração do estado de emergência.

Segundo a Defesa Civil, mais de cem mil pessoas pessoas estão desabrigadas. Centenas de edifícios da montanhosa região italiana de Abruzzo, no centro-leste da península, ficaram total ou parcialmente destruídos.

Nas ruas de l'Aquila, centenas de pessoas --algumas ainda de pijama-- estão pelas ruas, acampando em praças e parques. Segundo o jornal italiano "La Repubblica", em alguns lugares há cadáveres que ainda não foram removidos, cobertos apenas por um lençol.

De acordo com o chefe da Defesa Civil italiana, Guido Bertolaso, a situação é "dramática".

Muitas casas e prédios ficaram destruídos no centro de l'Aquilla, entre eles edifícios históricos. Vários prédios foram evacuados.

Um edifício de três andares que serve como residência para estudantes na capital da Província ficou parcialmente destruído e há estudantes desaparecidos. As autoridades escavam os escombros do prédio à procura de sobreviventes.

A estrada que liga Roma à l'Aquila está interditada.

Alessandro Bianchi/Reuters
Bombeiros buscam sobreviventes em escombros de casa
Bombeiros buscam sobreviventes em escombros de casa

Superlotado, o hospital de l'Aquila não consegue atender a todas as pessoas que buscam assistência médica. Uma multidão se aglomera na porta do estabelecimento. O hospital está sem água e começam a faltar suprimentos médicos. Foi este hospital que confirmou a morte de quatro crianças na cidade --elas chegaram a ser socorridas mas não resistiram.

A intensidade de 6,3 graus na escala Richter foi atribuída pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que informou ainda que o epicentro do terremoto foi a 85 km a nordeste de Roma, 10 km abaixo da superfície terrestre. Inicialmente, o instituto americano afirmou que o terremoto havia sido de 6,7 graus, mas em seguida, baixou a classificação para 6,3. De acordo com a agência de notícias italiana Ansa e a rede de TV Rai News, que não citam fontes, a intensidade foi de 5,8 graus na escala Richter.

Moradores de Roma, cidade que raramente é atingida por atividade sísmica, foram acordados pelo terremoto. Móveis tremeram e alarmes de carros dispararam na capital italiana.

O terremoto de 6,3 graus foi precedido por vários outros pequenos tremores.

Nenhum comentário: