segunda-feira, abril 06, 2009

RUY CASTRO


Legado de Woodstock

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/04/09

RIO DE JANEIRO - A garota foi escovar os dentes e deparou com o bichinho estranho, escuro, de perninhas, pouco maior que uma pulga, contra a louça branca da pia do banheiro. Nunca vira aquele inseto antes. Ficou curiosa e chamou a mãe para espiar. Esta ajeitou os óculos, e o que viu a deixou com os cabelos -textualmente- em pé.
"Um piolho!", exclamou. Ponha três pontos de exclamação.
O estupor da mãe era compreensível. A última vez que vira um piolho ao vivo fora no Carnaval de 1938. E agora estávamos em 1970. Segundo estatísticas que os governos não se cansavam de alardear, e as pessoas sabiam ser verdadeiras, o piolho estava erradicado do Brasil havia mais de 30 anos.
O responsável pelo invasor não pagava dez. Era o filho mais velho -20 anos, fã de Janis Joplin, barba e gafurinha nazarenas que passavam dias a léguas do chuveiro e que andava pelo Leblon vestindo ponchos e cobertores estilo Woodstock, mesmo sob 39 graus.
Woodstock ou não, a mãe não perdoou. Levou o filho para a área de serviço e aplicou-lhe detefon suficiente para fazer uma nuvem de fumaça -podiam-se ver os piolhos em desespero, agonizantes. Em seguida, cobriu-lhe o cabelo com uma touca de plástico, para exterminar os recalcitrantes. Horas depois, enfiou o garoto no chuveiro, despejou-lhe dois ou três frascos de xampu nas melenas e quase arrancou-lhe o couro cabeludo com um coça-costas de camelô. Em seguida, um pente-fino encarregou-se do mar de lêndeas que infestavam sua nuca. A primeira fase da operação estava completa. Nos dias seguintes haveria outras.
Em agosto, o mundo comemorará os 40 anos do festival de Woodstock. Outros acharão mais pertinente mencionar os 40 anos da volta de uma praga que já se julgava extinta, e que, como qualquer mãe sabe, voltou para ficar. Haja detefon.

Um comentário:

Λουί Μοραις disse...

Perda de tempo mesmo ler algo tão tolo e preconceituoso