segunda-feira, abril 06, 2009

INFORME JB

 Michel Temer, o todo-poderoso

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 06/04/09

Comandante máximo do maior partido brasileiro, embora licenciado da presidência, e chefe da Câmara dos Deputados – por onde transitam donos de votos de todos os rincões e projetos importantes que mudam o rumo de um governo – o deputado federal Michel Temer começou discretamente sua campanha para ser o vice na chapa presidencial de Dilma Rousseff (PT) ao Planalto. Incumbiu líderes de seu grupo, principalmente os deputados Henrique Eduardo (RN) e Eduardo Cunha (RJ), de puxarem o clamor pela vez de o PMDB ser o coadjuvante com poder de dar rumo à campanha. Michel, já avalia o PT palaciano, é o único que pode agregar todo o fragmentado partido, para que boa parte não caia nas mãos de José Serra (PSDB). Michel vai a Juazeiro do Norte (CE) comemorar uma nova adesão ao partido. E posar de homem de fé na terra da romaria.

Porta-voz Obstáculo

A campanha pró-Temer ficou escancarada. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, declarou em Natal que o partido não tem mais dúvidas quanto ao melhor nome para vice de Dilma. "Não há nome melhor do que Michel Temer".

O maior adversário de Temer é o próprio PMDB. Na Bahia, terceiro maior colégio eleitoral do país, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, também aparece cotado para vice.

Troca-troca

Michel Temer assina a filiação hoje no PMDB do Ceará de um político famoso na região de Juazeiro, que deixou o PSDB. É Raimundo Macedo, o Raimundão Gente Fina, candidato a deputado federal em 2010.

Troca-troca 2

José Serra, que não é nada bobo, não chamou para perto dele à toa o ex-governador Geraldo Alckmin. O ex-desafeto é o único nome do PSDB com força para sucedê-lo no Palácio Bandeirantes. Chegou a Temer a notícia de que Serra não vai brigar com as pesquisas para manter no páreo Aloísio Nunes Ferreira, que anda em baixa.

Então tá

O que isso significa? Alckmin é adversário e quase inimigo de Orestes Quércia, o homem que manda no PMDB de São Paulo, e que pode sair ao Senado. No caso de Alckmin se candidatar à sucessão de Serra, Temer estará livre para apoiar Dilma Rousseff.

Rescaldos

Ano passado, antes da campanha municipal, Alckmin foi a Quércia duas vezes pedir apoio e deu com a porta na cara. O peemedebista usou dos piores adjetivos. O tucano espera a hora da vingança.

Ficar ou não ficar?

O consultor jurídico do Ministério da Justiça Rafael Favetti pensa em deixar o cargo e voltar para a advocacia. Suas ligações permanecem estreitas com o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, que agora mantém um concorrido escritório de advocacia em Brasília. Sua dúvida é se aguarda a desincompatibilização do ministro Tarso Genro, que sairá candidato em 2010 ao governo do Rio Grande do Sul.

Usina do Darcy

O presidente Lula participa hoje da cerimônia de inauguração da terceira usina de biodiesel da Petrobras, em Montes Claros (MG), batizada como Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro.

Nenhum comentário: