quarta-feira, abril 29, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Lula e o PMDB

Ilimar Franco
O Globo - 29/04/2009
 

O presidente Lula está alertando a direção do PT que o apoio do PMDB em 2010 não é líquido e certo. Para Lula, o PMDB integra o ministério porque tem compromisso com o seu governo. E avalia que os petistas precisam construir um novo pacto, sob pena de o aliado se sentir liberado. Ele tem recomendado que a construção dessa aliança comece pelos estados, pois teme que os apetites regionais petistas façam desandar um acordo nacional. 

Enquanto isso no Rio de Janeiro 
O PT do Rio vai destinar dez das 40 inserções de 30 segundos, que vão ao ar em maio na TV, para fortalecer a candidatura do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, ao governo. O presidente do diretório regional, Alberto Cantalice, tentou derrubar ontem estas inserções. Perdeu por 26 a 18. A tendência Construindo um Novo Brasil quer o PT apoiando a reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), de olho em um palanque para a candidatura de Dilma Rousseff.


"Serra e Aécio estarão juntos em 2010. Daquela forma que for mais adequada para vencermos as eleições" - Aécio Neves, governador de Minas Gerais

 

REPRESADO. Apesar da incerteza provocada pelo tratamento médico a que a ministra Dilma Rousseff será submetida, o presidente Lula faz questão de reafirmar sua candidatura. Quer impedir que se reabra o debate sucessório no partido. Alguns dos que sonhavam com a candidatura ficaram animados, mas vão se movimentar com extrema discrição. Não querem saber de desafiar o eleitor número um do partido: o presidente Lula. 

Estresse 
O ministro Nelson Jobim (Defesa) andou com um pé fora do governo. O presidente Lula teve que ter uma longa conversa com seu ministro. Jobim não se conforma com os cortes no orçamento de sua pasta e a forma como eles foram feitos. 

Plantação 
Os petistas iniciaram nova campanha contra o ministro José Múcio (Relações Institucionais). O grupo que comanda o partido na Câmara está tentando cavar um lugar ao sol para o ex-presidente da Casa Arlindo Chinaglia (PT-SP). 

A onda do terceiro mandato 
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem sido demonizado por pretender se eleger para um terceiro mandato. Já o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, não desperta a mesma paixão, embora pretenda exatamente a mesma coisa. Ontem, em Madri, num almoço com empresários espanhóis, falando sobre o terceiro mandato, Uribe afirmou: "Não tenho apego ao poder. Tenho apego às mudanças sociais na Colômbia". 

A marcha da OAB 
A proposta de emenda constitucional dos precatórios, que tem o apoio dos governadores, está sendo combatida pela OAB. A entidade organiza uma marcha em Defesa da Cidadania, no dia 6 de maio, contra a sua aprovação. O presidente da Ordem, Cezar Britto, quer sensibilizar os deputados levando um memorial com o exemplo do estádio Serra Dourada, em Goiânia. Ele foi inaugurado em março de 1975 e os antigos proprietários da área onde o estádio foi construído, 34 anos depois, ainda não receberam nada. Os precatórios, engavetados no Tribunal de Justiça de Goiás, viraram moeda podre. 

O GOVERNADOR Jaques Wagner recebeu telefonema do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciando que o jogo Brasil e Chile será realizado no estádio Pituaçu, em Salvador. 

O GOVERNO de São Paulo diz que a campanha de vacinação contra o vírus influenza não se refere à gripe suína. 

A TENDÊNCIA Movimento PT está lançando no Rio a pré-candidatura do ex-prefeito de Niterói Godofredo Pinto ao Senado.

Nenhum comentário: