quarta-feira, abril 29, 2009

ARI CUNHA

Perigo genético


Correio Braziliense - 29/04/2009
 

Difícil o mundo passar sem peste. Quando uma desaparece, vem outra mais forte. Primeiro foi a vaca louca, que espantou os países desenvolvidos. Outras pestes vieram. Gripe aviária. Agora é a vez da gripe suína. Países atacados, como o México e parte dos Estados Unidos, estão vivendo sufoco. Não há vacina. A peste está apenas sendo conhecida. Os casos mortais estão se avolumando e a medicina procura anticorpos. Pesquisadores já chegaram à conclusão: confirmam que são resquícios de modificações genéticas. Alguns corpos são mutilados para que nasça outro tipo genético de melhor aspecto ou de aceitação popular. Essas transformações fazem nascer alguns anticorpos, que se desenvolveram sem controle. O mapa genético de várias pessoas ou arquivos estão sendo vasculhados. Cientistas afirmam que as informações são condizentes com as pesquisas realizadas. Alguns países, como a Rússia, puseram em observação as importações de carne do México. A capital sofre tremenda poluição. Acima da Cidade do México forma-se nuvem escura. O vento não pode dissipar-se, porque há montanhas na vizinhança. A altitude é alta e doentia. É hora de entender o que acontece nesse país da América do Norte. Situação de cautela para evitar maior número de mortes.


A frase que não foi pronunciada

“Todo cidadão tem liberdade de expressão. Os advogados agradecem.”
Anotação a lápis na Constituição americana.


Satiagraha 
A cada dia que passa, o assunto do mensalão avança na Justiça. Os desvios são muitos — para lá de empurrar declarações que não foram feitas. O banqueiro Daniel Dantas foi chamado novamente à Polícia Federal de São Paulo. Compareceu e, por mais de uma hora, não respondeu a uma pergunta. Era orientação dos assessores jurídicos. Deixou a polícia. Foi denunciado em cinco crimes. Esperar está na paciência do Brasil. 

Oncologia 
Ministra Dilma Rousseff, fazendo exames médicos, foi informada de que está com câncer à altura do ombro. Informam os cientistas que a cura é possível. A descoberta foi no começo da manifestação do mal. Espírito altaneiro, força de vontade, leva no seu passado registro de lutas. Essa poderá ser mais uma a ser vencida pela ministra. 

Fantasia, nada! 
O desacerto dos legisladores tisna a população de Brasília. Lá fora, todos acham que somos vilões do poder. A vida fácil está presente para todos os moradores. Engano crasso dos outros estados. Aqui, o povo dos poderes é que vive vida alegre e desprezível. O povão leva a culpa, sabe de tudo e engole seco. 

Desabrigo 
Pelo menos 55 mil maranhenses vivem em estado de debilidade e doenças. As chuvas não param. Inundações por todos os lados. Nas favelas, o povão vive o ciclo do caranguejo. Mora em palafitas, satisfaz necessidades na água. O caranguejo vem. Alimenta-se. É dessa forma que vive a pobreza no mais culto dos estados. 

Números 
Estatística apresentada pelo senador Gilberto Goellner informa que, segundo a CNT, seriam necessários R$ 280 bilhões para que o governo atenda à demanda logística do transporte no país. O PAC prevê R$ 58 bilhões. Faltam as hidrovias e ferrovias, investimento mais barato e com menos abertura para corrupção. 

Mistério 
Ninguém consegue esclarecer por que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro desconta dos seus soldados porcentagem para pagamento do sistema de saúde. O estatuto da classe, assinado por Marcelo Alencar, prevê o direito da assistência extensiva à família, ou seja, a obrigação é do Estado. 

Reforma 
Uma das emergências da reforma tributária é um estudo minucioso que estimule os produtores rurais. Estímulo ao plantio ecologicamente sustentável seria um bom início para diminuir a alíquota da carga tributária. Atualmente chega a 16%.

História de Brasília

Com o fracasso do censo no Brasil, realizado pelo IBGE, o carioca, que não fica de lado, está chamando, agora, aquela repartição de IBG...Foi. (Publicado em 28/1/1961)

Nenhum comentário: