terça-feira, abril 28, 2009

PANORAMA POLÍTICO

SOS desemprego

Ilimar Franco
O Globo - 28/04/2009
 

O Ministério do Trabalho vai estender a outros setores da economia, entre eles a indústria de implementos agrícolas e os frigoríficos, a ampliação do pagamento do seguro-desemprego de cinco para sete meses. O governo está sendo pressionado pelas centrais sindicais para flexibilizar as regras atuais. Mas o ministro Carlos Lupi diz que foram feitos estudos e que nada será feito sem critérios: “Isso aqui não é um topa tudo por dinheiro”.

 

ACM ainda dá voto na Bahia

 

O Ipespe, do cientista politico Antônio Lavareda, fez uma pesquisa para o Democratas sobre as eleições na Bahia. Entre 20 e 25 de março foram ouvidas 2.000 pessoas. O ex-governador Paulo Souto (DEM) lidera com 43%, seguido pelo governador Jaques Wagner (PT), com 34%. O ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 14% e o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), 12%. Mas o que mais chama a atenção são as respostas à pergunta: “Qual foi o melhor governador da Bahia?” Antonio Carlos Magalhães aparece na frente com 46%, seguido de Paulo Souto com 21%; só depois vem Jaques Wagner, com 15%.

 

"Um soco no estômago. Foi essa a sensação que senti ao saber que a ministra Dilma Rousseff estava com câncer” — José Dirceu, ex-ministro do governo Lula

 

NADA MUDOU. O presidente Lula ganhou do prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha, na última sexta-feira, a camisa do time da cidade. Gomes da Rocha foi condenado por improbidade administrativa por ter empregado sete jogadores do Itumbiara Esporte Clube em seu gabinete na Câmara dos Deputados, em 1996. Na época, ele era presidente do clube e os jogadores foram lotados como secretários parlamentares.

 

Um factoide tucano

 

A página do PSDB na internet publicou nota dizendo que o governador de São Paulo, José Serra, anunciou a realização de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe suína. Só há um problema: ainda não há vacina para essa gripe.

 

Parado no tempo

 

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, da Frente Sandinista, é um velho conhecido do presidente Lula. Depois de ouvi-lo na recente reunião da Cúpula das Américas, o presidente Lula comentou: “Ele não aprendeu nada”.

 

Chávez fará aceno para o Senado

 

Atendendo a recomendação do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fará uma declaração simpática ao Senado brasileiro nos próximos dias. Os senadores ainda votarão a entrada da Venezuela no Mercosul. Amorim foi recebido por Chávez na noite de sábado, das 23 h à uma da manhã. Em maio, na Bahia, Chávez e o presidente Lula anunciam o cronograma da adequação da Venezuela às regras aduaneiras do Mercosul.

 

Dilma: governo diz que nada muda

 

Os assessores próximos do presidente Lula não estão abalados com o câncer da ministra Dilma Rousseff.

 

Eles dizem que os próximos quatro meses, quando ela se submeterá à quimioterapia, poderão criar a empatia que falta entre a candidata e os eleitores. Como Dilma estará em evidência, com a opinião pública acompanhando a sua luta contra a doença e seu trabalho como ministra, acreditam que há uma chance razoável de que sua imagem saia fortalecida.

 

O CONSELHO de Imigração do Ministério do Trabalho aprovou, ontem, o envio de protesto contra o governo do Japão, que está oferecendo passagem de volta para os trabalhadores brasileiros que perderam seus empregos, desde que não voltem para lá.

 

O MINISTRO Nelson Jobim (Defesa) vai sábado ao Haiti visitar o novo comando da Força de Paz da ONU, integrada por soldados do Exército brasileiro.

 

O GRANDE debate eleitoral na Alemanha é sobre o que fazer com a Opel, subsidiária da GM. Os democratas-cristãos querem uma saída de mercado. Os sociais-democratas a estatização.

Nenhum comentário: