terça-feira, abril 28, 2009

BRASÍLIA - DF

O périplo de Quércia


Correio Braziliense - 28/04/2009
 

O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia andou por Brasília há alguns dias pedindo aos caciques de seu partido que lhe deem um voto de confiança e não fechem uma aliança formal com o PT para a eleição de 2010. Disse que falava em nome do alto tucanato, leia-se os governadores José Serra e Aécio Neves. Naquele momento, os peemedebistas mais afeitos ao projeto petista não deram muita corda ao pedido de Quércia. Ontem, depois de revelada a luta da ministra Dilma Rousseff contra um linfoma, alguns relembravam da conversa quercista com ares de quem sabe, num futuro. O fato é que a balança do PMDB, que antes pendia totalmente para uma aliança com o PT, hoje começa a dar uma olhadinha no prato tucano. E até que se tenha um quadro mais claro no horizonte médico e político, ninguém se mexe.


Tesoura

O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), exonerou a servidora Mariângela Cascão da Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas, uma das tantas criadas na Casa para reforçar os salários. Chefe de gabinete do ex-primeiro-secretário Efraim Morais (DEM-PB), ela foi uma das campeãs em participação nos colegiados e ganhava adicional de R$ 2,6 mil pelo trabalho. A decisão foi publicada ontem. 

Próximos capítulos

Os deputados que não aparecem entre os 261 que utilizaram a cota de passagens para viagens ao exterior não estão a salvo da exposição negativa. A lista divulgada se refere apenas a voos operados pela TAM. Não estão lá eventuais bilhetes emitidos por companhias internacionais e outras nacionais. 

Mistério na Cidade 

O que parecia enterrado está de volta. Voltamos à época em que a performance técnica das agências de publicidade não conta mais para se vencer uma licitação. Retornaram os tempos de mutretas e pressões reveladas pela CPI dos Correios, sob a batuta de Marcos Valério e Delúbio Soares. Vale mais o estilo bruto do petismo. É apenas jogo político. Nada de ser tecnicamente perfeito. 


Se brincar…

Dia desses, alguns políticos perceberam um certo entusiasmo nos senadores do DEM, numa discussão sobre prorrogação dos mandatos por dois anos. Sabe como é, com dois terços do Senado prestes a enfrentar novamente as urnas em 2010, há quem sonhe mesmo com essa perspectiva. Hoje, por exemplo, um grupo de deputados do PMDB vai se reunir para discutir a reforma política. E, com tantas incertezas para 2010, ninguém descarta mais nada. 

Fechado

O líder do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF), prometeu a Michel Temer que seu partido votará em bloco pela restrição do uso de passagens aéreas. A conferir. 

Aposta

A avaliação política feita ontem entre os senadores é a de que João Carlos Zoghbi, o diretor que usou laranjas na abertura de três empresas, não tem mais condições de permanecer no Senado. O problema, no entanto, é como reaver o que foi obtido por conta do desvio de função, comentam os políticos nos bastidores. 

No cafezinho

 
 

Ação & reação/ A senadora Ideli Salvatti (foto) correu para chegar antes dos democratas a Blumenau e evitar que eles pegassem a BR-470, obra do PAC, que nem começou. Pela manhã, a petista preparou a foto com uma máquina no canteiro e convocou quatro operários para divulgar um cronograma dos trabalhos. O DEM agora pretende chegar de surpresa aos locais e, assim, não dar margem ao PT para organizar a cena. 

Em campanha/ Quatro pré-candidatos a presidente da Seção do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desistiram da disputa para apoiar o advogado Francisco Caputo, conhecido como Kiko Caputo. Em novembro, ele disputará o cargo contra o grupo encabeçado pela atual presidente, Estefânia Viveiros. 

A voz da experiência/ Ao comentar a sucessão presidencial de 2010, o ex-deputado e ex-ministro da Justiça Fernando Lyra (PSB-PE) recorreu à frase de Machado de Assis, sempre citada pelo jurista Paulo Brossard, que sucedeu o próprio Lyra no Ministério, em 1986: “Brossard sempre citava que ‘o imprevisto é o Deus avulso dos acontecimentos’”. Lyra estará hoje às 17h no salão nobre da Câmara autografando seu livro Daquilo que eu sei: Tancredo e a transição democrática.

Orelhão / O DEM lançará nos próximos dias um serviço 0800 para receber reclamações do eleitorado em relação ao andamento de obras do PAC e coletar munição para a caravana que percorre o país mostrando os gargalos do principal programa do governo Lula.

Nenhum comentário: