terça-feira, abril 28, 2009

BRASIL S.A

Pautado por 2010


Correio Braziliense - 28/04/2009
 

BC vai definir a nova Selic com um olho no binóculo e outro para a caderneta e o giro da dívida

Não se exclui mais nada do radar da economia e da política capaz de influenciar o resultado das eleições gerais de outubro de 2010 — da descoberta de um tumor no sistema linfático da ministra Dilma Rousseff, virtual candidata do PT à sucessão do presidente Lula, à curva descendente dos juros interbancários. 

Tudo o que se fizer daqui em diante traz esta data como objetivo sensível e é por tal perspectiva que a diretoria do Banco Central, sob a capa do Comitê de Política Monetária (Copom), deverá avaliar a situação da taxa Selic na reunião de amanhã. Juros básicos agem sobre a economia com defasagem de três a seis meses. 

A tendência de agora é de relaxamento monetário, que se acumula ao ativismo fiscal do governo e à expectativa de retorno gradual do crescimento econômico no mundo a partir do fim do ano. Já há sinais de arrefecimento da retração na China, EUA e alguns países da zona do euro e da Ásia, como Coréia do Sul e Índia. No Brasil, consolida-se a análise de que o impacto recessivo da crise global tem sido mais brando do que supunha a quebra do padrão do crédito. 

Os números negativos da produção, emprego e consumo observados no último trimestre de 2008 e estimados para o primeiro de 2009, a se aferir no anúncio do IBGE, em 9 de junho, da variação trimestral do PIB, Produto Interno Bruto, surpreendem pela violência da queda a partir de setembro, mas também pela rapidez da recomposição dos indicadores econômicos desde janeiro. 

Essa combinação de resultados sustentaria a moderação do ritmo de corte da Selic, iniciado em 21 de janeiro, com a redução de 13,75% para 12,75%, seguido do tombo para os atuais 11,25% em 11 de março e mais uma fatiada na reunião do Copom desta quarta. Ela vai cair. O que se discute é a dosagem. O consenso, pelas razões expostas, é pelo corte de um ponto de percentagem, trazendo a taxa para 10,25%. 

Uma minoria defende que o BC repita a decisão de março e derrube logo a Selic para menos de dois dígitos, situação inédita ao juro interbancário no país, definindo-a em 9,75%. A argumentação nesta direção é mais forte que a do grupo dos “cautelosos”, com o qual o presidente do BC, Henrique Meirelles, parece concordar — o que faz da decisão desta quarta-feira altamente subjetiva. 

Eleição dita o ritmo 
O senso de Meirelles sugere preocupações técnicas e políticas. As duas estão relacionadas e convergem para um eventual, embora à luz dos dados de hoje muito improvável, repique da inflação em algum momento anterior às eleições de outubro de 2010. O BC, conforme a lógica do regime de meta de inflação (piso de 2,5%, teto de 6,5% e objetivo central de 4,5%), teria de reiniciar a engorda da Selic. 

A forma de evitar tal constrangimento seria submeter a distensão da Selic a uma dieta moderada desde já. Difícil é justificar tal decisão à falta de pressões inflacionárias visíveis. 

Inflação não ameaça 
O boletim Focus desta semana projeta o IPCA de 2009 em 4,3%, um pouco acima da estimava semanal anterior, 4,23% — e em 4,3% em 2010, contra 4,4% na tomada passada. Para doze meses à frente, a variação anual foi reduzida de 4,18% no Focus anterior para 4,13%. 

Pelo metro do IGP, a régua da inflação segundo a FGV, continua a tendência de deflação dos preços no atacado. “Em resumo”, diz uma análise da consultoria MCM, “o problema da economia segue sendo a falta de crescimento e não o risco inflacionário.” 

O que segura a queda 
No frigir dos ovos, o corte de um ou de 1,5 ponto percentual não é relevante. Importa a trajetória de curto prazo da taxa real, que é função da Selic nominal e da inflação. O ciclo de baixa dos atuais 11,25% para 10,25% na quarta-feira até 8,75% — distribuindo-se os novos cortes pelas cinco reuniões seguintes do Copom no ano, e aí ficando até a mudança de governo em 2011 — é viável se o BC julgar factíveis alguns acertos. 1º, o governo voltar a moderar o gasto público, apesar de tê-lo comprometido com salários em 2009, o que implicou a redução do superávit primário. 2º, apertar o rendimento da caderneta de poupança para não ameaçar os fundos de renda fixa da banca — portanto, a colocação de papéis da dívida pública. 

Juro básico de 8,75% com inflação na meta resulta a taxa real de 4%, insustentável sem mudança do Imposto de Renda sobre títulos do Tesouro Nacional e fim da indexação de parte da dívida à variação da Selic. Nada disso virá no governo Lula. Então, o que fará o BC? 

Problema é político 
Crédito curto, caro e seletivo tem sido um problema recorrente na formação da riqueza nacional desde as reformas monetária e fiscal trazidas pelo Plano Real, herança do período de inflação endêmica das décadas anteriores. O que fazer é sabido. Só que o problema é político, implicando tanto maior disciplina e planejamento eficaz do peso do Estado na sociedade, como o financiamento menos forçado da dívida pública mobiliária. Como está, emitida com prazos longos que na verdade são de 24 horas, a banca a absorve e a distribui ao sistema de fundos por ser rentável e conveniente. Sem tais graças, vai preferir emprestar ao consumo e à produção. Esse é o nó.

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