sexta-feira, abril 24, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Panos quentes

Ilimar Franco
O Globo - 24/04/2009
 
O presidente do STF, Gilmar Mendes, queria instaurar um processo disciplinar por quebra de decoro contra o ministro Joaquim Barbosa, mas a turma do deixa-disso entrou em campo. Um ministro afirmou que o termo “capangas”, usado por Barbosa, foi “um arroubo de retórica”.
 

E que não era no sentido de “bandidagem”, e sim “de pessoas aplaudindo”. Disse ainda que o clima entre os dois será “cerimonioso” a partir de agora.

 
Mas a guerrinha vai continuar
 

O presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa também divergem quanto ao preenchimento da vaga de Eros Grau, que será aberta com sua aposentadoria. Gilmar simpatiza com o nome do presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha. Joaquim prefere um nome como o do advogadogeral da União, José Antônio Tofolli, ou do jurista Luís Roberto Barroso, advogado do refugiado italiano Cesare Battisti. A disputa política no tribunal promete novas emoções.

 

Não, não trabalho na vida com plano B” — Aécio Neves, governador de Minas Gerais, ao ser perguntado se concorreria ao Senado se fosse preterido para a Presidência

 

 

 

REDOMA
A segurança do Palácio do Planalto, comandada pelo general Gonçalves Dias, está com fixação por grades. Depois de cercar permanentemente parte da Praça dos Três Poderes, ampliar as cercas na Granja do Torto, no Palácio da Alvorada e no CCBB, onde o presidente Lula está despachando, mandou gradear também o Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, onde estão acontecendo as solenidades da Presidência, enquanto o Planalto está em obras. O general ganhou um apelido: Gradias.

 
Novo partido
 

O MR-8 vai deixar o PMDB.

 

Seus adeptos vão criar o Partido Pátria Livre. Criaram comissões provisórias em 19 estados e estão coletando as 500 mil assinaturas para que a sigla possa lançar candidatos nas próximas eleições.

 
Na rede
 

Começou a campanha negativa contra a ministra Dilma Rousseff. Está sendo distribuído um spam com fotos de militares mortos por organizações de esquerda na ditadura com o título “Assassinado pelo grupo terrorista da Dilma”.

 
Uma ducha de água fria
 

O PSB não aguenta mais o destempero de Ciro Gomes. O último arroubo do deputado, que reagiu com um palavrão à acusação de que deu passagens aéreas da Câmara para sua mãe ir a Nova York, caiu como uma bomba no partido, que tenta construir sua candidatura à Presidência da República. Reclamam que ele não tem um mínimo de autocontrole. O PSB ficou sozinho na tese de dois candidatos governistas à Presidência. O PCdoB e o PDT fecharam com a ministra Dilma Rousseff.

 
PMDB do Rio pede a cabeça de Berro
 

O PMDB do Rio costuma dizer que abriu mão de fazer indicações para cargos do Ministério da Saúde no estado.

 

Mas ontem a bancada federal foi, em peso, ao ministro José Gomes Temporão pedir a cabeça do coordenador do Ministério da Saúde no Rio, Oscar Berro. Eles disseram o seguinte: queremos a cabeça do Berro mas não fazemos questão de indicar o substituto. Berro é do partido e foi secretário de Saúde de Duque de Caxias quando o peemedebista Washington Reis era o prefeito.

 

Berro caiu em desgraça com o PMDB no processo de substituição de Vitor Assunção por Geraldo Di Biasi na direção do Hospital de Ipanema.

 

NO CIBERESPAÇO. Circula na internet a corrente “Joaquim Barbosa 2010” e abaixo-assinado a favor dele.

 

A COMISSÃO de Infraestrutura do Senado aprovou requerimento de audiência pública, do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), para que a Anac explique que medidas pode tomar no caso de prática de dumping (venda a preços inferiores ao custo) por empresas estrangeiras, em decorrência da liberação do preço das passagens aéreas.

 

OS LÍDERES na Câmara estão em pânico. Avaliam que o baixo clero pode obter os votos para garantir passagens aéreas para mulher e filhos de deputados.

Nenhum comentário: