sexta-feira, abril 24, 2009

CLÓVIS ROSSI

A coalizão "do bem"

FOLHA DE SÃO PAULO - 24/04/09

SÃO PAULO - A catarata de escândalos que os jornais denunciam, dia sim, outro também, fez aumentar o número de leitores perguntando o que cada um pode fazer para tentar mudar a situação. Respondo sempre que eu não sei, embora desconfie que só a mobilização da sociedade -hoje virtualmente comatosa- poderá eventualmente mudar alguma coisa, algum dia. Para reforçar o meu ponto, reproduzo análise de Martin Kettle, publicada tempos atrás no jornal britânico "The Guardian".
Kettle começa dizendo que "não é bom pretender que o Estado é bom e o mercado é ruim, como a esquerda o faz, ou que o mercado é bom e o Estado ruim, como a direita o faz. O único objetivo que importa é conseguir o melhor "mix" do bom de ambos os enforques e evitar o ruim em ambos também".
Ponto seguinte: "É por isso que o interesse público sempre requer algo mais. Requer que aqueles envolvidos, seja no sistema bancário, seja em segurança alimentar [eu acrescentaria "seja na política, seja na administração, seja no Judiciário"], reconheçam a necessidade de se comportar bem sem serem obrigados a fazê-lo pelas leis".
A pergunta seguinte, indispensável, é assim: "Como criar, manter e renovar maiorias que encorajem as pessoas, as organizações e as instituições a comportar-se responsavelmente e bem, especialmente quando elas se acostumaram a se comportar irresponsavelmente e mal?".
Esta última frase aplica-se à perfeição às instituições políticas brasileiras, a fonte do mal-estar de incontáveis leitores. O fato de ter sido um colunista britânico a formular a pergunta só mostra que não estamos sozinhos nos maus costumes. Mas não pode servir de desculpa para que cada um deixe de dar a sua contribuição, como puder, para formar, manter e renovar as maiorias "do bem". Difícil? Sim. Mas há outro caminho?

Nenhum comentário: