quinta-feira, abril 30, 2009

PAINEL

Água no pré-sal

Renata Lo Prete
Folha de S. Paulo - 30/04/2009
 

Entrou areia no plano hollywoodiano da Presidência para transmitir amanhã, ao vivo em alto-mar, com a presença de Lula e Dilma Rousseff, a primeira extração de petróleo do pré-sal no campo de Tupi. A segurança vetou a ida do presidente tanto de navio da Marinha como de helicóptero. As duas missões precursoras que foram testar as condições para a operação fracassaram. O helicóptero Esquilo, de menor porte, que levaria as autoridades do navio à plataforma, não conseguiu pousar. A meteorologia prevê ondas de até quatro metros. Sem o mesmo apelo midiático, a extração será comandada pelo ministro Edison Lobão e pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Lula e Dilma participarão da solenidade em terra.

Sem foto
O encolhimento da festa do pré-sal jogou um balde de água fria na comunicação do governo. Pesquisas indicam recall da imagem de Lula sujando o macacão de Dilma no campo de Jubarte. 

Dramin
Alheias ao rigoroso protocolo de segurança presidencial, as equipes da EBC e do canal corporativo da Petrobras viajam hoje até a plataforma. Vão transmitir a extração, mesmo na ausência dos personagens principais. 

Tenho dito
Dilma Rousseff não confirma nem desmente a informação de que já teria se submetido à primeira sessão de quimioterapia: "Comuniquei ao público tudo o que era necessário, e não deixarei de transmitir informações que possam ajudar outras pessoas. Mas não vou transformar meu tratamento em espetáculo". 

Veja bem
Dias depois de dizer a Erenice Guerra que seria ela a indicada do Planalto para vaga no TCU, Lula conversou com Dilma, a quem deu prognóstico diferente: não seria fácil bater o martelo em favor da número dois da Casa Civil, pois muitos aliados preferem o ministro José Múcio (Relações Institucionais). 

Força maior
Uma vez revelada a doença da ministra, defensores da ida de Múcio para o TCU lançaram na praça um novo argumento: na ausência dela, seja para se tratar, seja para fazer campanha eleitoral, Erenice teria se tornado imprescindível na Casa Civil. 

Conta outra
Mas quem conhece o Planalto aposta que não será esse o fator decisivo na escolha entre Erenice e Múcio. Dado o peso de Dilma no governo, é improvável que Erenice venha a responder por mais do que uma parcela das atribuições da ministra.

Homenagem
Os dois anos da morte de Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha, foram lembrados ontem no Senado. José Sarney (PMDB-AP) se referiu ao empresário como "um velho e grande amigo da vida inteira". "Ele será sempre maior do que todas as homenagens que façamos à sua pessoa." 

Check-in
Além de ficar com as milhagens das passagens pagas com dinheiro público, deputados também repassam à Casa valores pagos pela taxa de embarque. Uma das formas de pagamento é a própria verba indenizatória. 

Balançou
Na conversa reservada que teve com o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), o presidente venezuelano, Hugo Chávez, confessou que, embora vá manter internamente o discurso anti-EUA, está "encantado" com Barack Obama. 

Anos 70
O governador José Serra (PSDB-SP) concede neste domingo a Ordem do Ipiranga ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, pelas posições de defesa dos direitos humanos durante a ditadura brasileira. 

Perspectiva
Ex-ministro do Supremo, Sepúlveda Pertence tem ouvido de amigos que seus embates com Moreira Alves, na época vistos como muito acalorados, "parecem um minueto" à luz das refregas de hoje no STF.

Tiroteio

"O tal do Zoghbi não me procurou, e se procurasse eu não ajudaria. Ele merece um processo administrativo, e não uma simples sindicância."

 

 

De ROMEU TUMA (PTB-SP), sobre as movimentações do ex-diretor de RH do Senado João Carlos Zoghbi para evitar sua demissão sumária.

Contraponto

Critério técnico

 

Na véspera de atingir a marca de mil discursos no Senado, Mão Santa (PMDB-PI) fez um longo pronunciamento no qual homenageava o empresário pernambucano João Santos e pedia um voto de pesar por sua morte. Foi interrompido por Antonio Carlos Valadares (PSB-SE):
-Quero aproveitar e enaltecer o senador Mão Santa, que completa hoje mil discursos!
-Não, é amanhã!-reagiu prontamente o peemedebista.
-Ué, o discurso de hoje não será computado?
Mão Santa hesitou um pouco e então explicou:
-Não! Só valem os que eu faço na tribuna!

Nenhum comentário: