quinta-feira, abril 30, 2009

BRASÍLIA - DF

Serra em bytes


Correio Braziliense - 30/04/2009
 

O governador de São Paulo, José Serra, tem dedicado algumas horas a estudar como foi a campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Dia desses, conversou com integrantes da equipe do presidente americano para obter detalhes de como se deu a mobilização de eleitores pela internet. A ideia do tucano é usar toda a parafernália disponível, Twitter, Facebook, blogs, como Obama fez. Os especialistas em campanha nacionais e estrangeiros foram unânimes em afirmar à época da campanha que um dos segredos dos democratas foi a internet, inclusive no que se refere à arrecadação de recursos. E, como no PSDB, a imagem da modernidade hoje está mais para o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, Serra pensa superar o colega nesse quesito mirando-se em Obama. Ninguém duvida que Aécio e Serra estarão juntos em 2010. Mas, até que a prévia diga quem será o candidato, é cada um por si com todo o cuidado para não deixar desandar o caldo da unidade.


 Ele aprendeu comigo. Eu já defendia a queda dos juros quanto ele era ministro do Planejamento 

Do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), quando perguntado se ele e José Serra têm o mesmo discurso em relação à necessidade de reduzir ainda mais os juros


Polêmica

Já está sobre a mesa do primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), um estudo da consultoria legislativa que diz ser possível cortar 40% dos 3 mil funcionários terceirizados da Casa sem prejuízo dos serviços prestados. 

Começou

O boletim administrativo da Câmara começou a publicar as exonerações de servidores suspeitos de vender passagens de deputados. Foram exonerados funcionários dos deputados Vieira da Cunha (PDT-RS), Nazareno Fontelles (PT-PI), Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), Fernando de Fabinho (DEM-BA) e José Aníbal (PSDB-SP). 

Garotinho no PR

Está adiantadíssima a conversa do ex-governador Anthony Garotinho com o PR para concorrer ao governo do Rio de Janeiro. Semana que vem, ele estará em Brasília para conversar com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Não é à toa que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, candidato à reeleição, entrou em contato com a cúpula do PR para pedir que coloquem essa filiação em banho-maria. 

É bom, só que...

Convocado para explicar detalhes sobre o preço do diesel ontem na Câmara, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou que atualmente já é possível ampliar de 3% para 5% o total de biodiesel nesse combustível. A notícia é boa para quem produz o biodiesel, mas não ajuda a baixar um centavo no preço. 

No cafezinho

 
 

Trauma/ As excelências não aguentam mais ouvir a palavra “passagem”. O ex-deputado Benito Gama (foto) entrou no plenário e logo alguém lhe abordou: “Deputado, quanto tempo! Está de passagem?”. A reação foi imediata: “Eu hein?! Vim de ônibus mesmo!” 

Velhos hábitos.../... são difíceis de abandonar. Ao deixar o Senado ontem, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi caminhando em direção ao carro oficial da Presidência da Casa, que lhe serviu durante os quase quatro anos em que esteve à frente da Casa. Avisado do ato falho, o peemedebista desviou o caminho até o seu próprio carro. Os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Flávio Arns (PT-PR), que testemunharam a cena, não esconderam o riso. 

Animadíssimo/ Não tem quem não saia de bem com a vida ao conversar com o vice-presidente José Alencar. Ontem, homenageado durante almoço na casa do deputado Fábio Ramalho 
(PV-MG), Alencar trocou impressões sobre a sucessão em Minas e ao falar da crise no Senado não descartou uma nova candidatura: “Concorro a umas três eleições ainda”, afirmou, com a disposição que é a sua marca registrada. 

Esperança/ O presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, reuniu a cúpula do Congresso ontem num jantar-palestra na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na saída, ouviu do senador Cristovam Buarque (PDT-DF): “Ah, quero ver o dia em que eu vou poder falar com tanto orgulho da minha instituição, o Senado, como o senhor fala da sua!”

Nenhum comentário: