quinta-feira, abril 09, 2009

CLÓVIS ROSSI

A casa, a casta, a roupa lavada

FOLHA DE SÃO PAULO - 09/04/09

SÃO PAULO - A propósito da catarata de escândalos políticos, o leitor Edgard Lopes escreve para perguntar: "Será que esse pessoal não sofreu uma mutação genética que os faz pensar diferente, agir diferente e sentir diferente?".
É possível, Edgard, bem possível. Mas a mutação começou faz tempo e foi tomando formas cada vez mais horrendas. Os políticos transformaram-se em casta, com as exceções de praxe, que são cada vez em menor número.
Onde os seres humanos normais veem o absurdo, os mutantes veem direitos adquiridos. Tome-se o caso dos apartamentos funcionais.
A discussão do momento gira em torno de estabelecer se é mais caro ou mais barato reformar os apartamentos dos pais da pátria e dividi-los para que todos tenham direito a um bom apartamento funcional em vez de gastar dinheiro com o tal auxílio-moradia.
Esse tipo de atalho evidencia o quanto de direito adquirido se sentem detentores os congressistas. Exigem casa, comida e roupa lavada, além de um salário que, para os padrões brasileiros, é bom.
Em vez de discutir reforma x auxílio moradia, o que a sociedade deveria discutir é se seus representantes têm ou não direito a casa, comida e roupa lavada -expressão que estou usando, como é óbvio, para designar o portentoso leque de mordomias de que gozam os congressistas.
Salvo o primeiro escalão da administração pública federal, salvo os governadores, nenhum outro funcionário, público ou privado, têm direito a, por exemplo, moradia. Paga do seu bolso. Ponto.
Por que o congressista é melhor do que os outros? Faz um sacrifício em nome do bem comum? Antes de morrer de rir com minha santa ingenuidade, admita que um ou outro pode até fazer. Mas, ao se candidatar, já sabe disso, e é bem pago para tanto. O resto veio de acréscimo para criar uma casta.

Nenhum comentário: