quarta-feira, fevereiro 11, 2009

ARI CUNHA

Esportes na caldeira


Correio Braziliense - 11/02/2009
 

Levantamento feito pela televisão dá bem a mostra do que acontece nos esportes brasileiros. Atletas e profissionais dissecaram o COB em todos os músculos e veias. Fatos criminosos foram mostrados pela TV na rasura da visão de quem entende. 

Carlos Nuzmann, presidente há anos, pronunciou frase lapidar: “A meritocracia prevaleceu”. Duas palavras serviram para mostrar a prepotência de quem se aproveita para dominar e permanecer para sempre. O autoelogio caiu mal. E vieram condenações de órgãos esportivos e atletas. 

Contas do Pan do Brasil foram rejeitadas. É dinheiro e roubalheiras que amedrontam. Números foram citados encobertos pela vergonha. 

A China sustentou 2 mil crianças desde os cinco anos de idade numa vida ferrenha de disciplina e ensinamento. Poucas participaram dos jogos. As demais ajudaram como voluntárias na festa que acendeu o mundo com a mostra de arte, tecnologia e força. Trataremos no blog do Ari Cunha sobre como agiu a família de Cesão Cielo, o mais rápido nadador do mundo. Lutas, tristeza, decepções e espírito desportivo fizeram dele uma bandeira para o mundo jovem. O atleta nasceu em Santa Bárbara d’Oeste e mora nos Estados Unidos.


A frase que foi pronunciada

“O Brasil é um país corrupto.” 
Senador Álvaro Dias, do Paraná, citando fatos do nosso país que arremata com verdade chocante e atual.


Rebate 
Senador Heráclito Fortes, do Piauí, não gostou nada do que havia feito o senador Suplicy. Disse o que bem entendeu sobre o representante de São Paulo. Suplicy tentou se explicar. Recebeu repulsa total. Papaleo Paes, na presidência da sessão, deu apoio às palavras de Heráclito Fortes. Recriminou o senador paulista. Outros senadores manifestaram apoio ao piauiense. 

Flipiri 
Começará amanhã a 1ª Flipiri e vai até domingo. Vida intelectual, conhecer as estórias, cantigas, reminiscências de Pirenópolis atenderão à curiosidade de outros povos. Ignácio de Loyola Brandão, escritor nacional, Prêmio Jabuti 2008, abrirá a festa. Dad Squarisi, Clara Rosa e Alessandra Roscoe comparecerão com seus últimos trabalhos. 

Ilegais 
Quarenta mil estrangeiros ilegais vivem no Brasil. Estão para receber documentos de legalidade. Vamos aceitar a maioria informal. Muitos vivem do crime e são indesejáveis. Na Europa, a caça aos clandestinos é ferrenha para defender o trabalho dos nativos ante a concorrência ilegal. 

Convite 
Do lado de lá, em Lisboa, policiais entraram em um bar para identificar imigrantes ilegais brasileiros. Dezesseis foram convidados a voltar voluntariamente ao país. As autoridades portuguesas receberam a comunicação da Polícia Federal do Brasil de que possivelmente um criminoso do PCC estaria foragido naquele país. 

Esquerdização 
Países da América do Sul procuram trilhar o vesgo caminho da esquerda comunista. Aviltam países fortes e democratas. Encontram falhas que vão para a lupa política. A novidade é provocação ao presidente Obama, dos Estados Unidos. Na Berlim ex-comunista, ruiu o último símbolo do domínio. Foi ao chão a famosa torre de onde a segurança soviética fiscalizava o povo. 

Hugo Chávez 
Venezuela se torna vulcão político. Hugo Chávez poderá ter reeleição garantida enquanto seu apetite de mando perdurar. Será difícil conter o ditador com sonhos de propriedade sobre os pobres do país. 

Forte 
Othon Leonardos, do Desenvolvimento Sustentável da UnB, foi enfático ao analisar o descontrole e incompetência no trabalho de fiscalização do governo a agricultores da região amazônica. “É uma hipocrisia. Os criminosos desmatam e depois o governo passa a mão na cabeça. Daqui a pouco vem nova pressão deles e diminuem os 50%”, diz o professor.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Aquela casa que explodiu na Fundação continua da mesma forma, dando um atestado do pouco caso que a Fundação da Casa Popular teve com o assunto. Qualquer hora um invasor chega lá, põe telhado, levanta parede, muda-se e vai ser um trabalhão para o despejo. 
(Publicado em 21/1/1961)

Nenhum comentário: