sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Roberto Jefferson 2.0 - BARBARA GANCIA

FOLHA DE SP - 07/02

"Os desvios da prefeitura de S. André iam para o PT, o próprio Gilberto Carvalho me disse", afirma Tuma Jr.


Ah, esses homens públicos mara­vilhosos e suas ações desin­teressadas, que nunca ocor­rem em benefício próprio!

O Roberto Jefferson da vez cha­ma-se Romeu Tuma Jr., autor do bestseller "Assassinato de Reputa­ções", 70 mil cópias vendidas, ne­nhuma surpresa aí, uma vez que o prato servido satisfaz o apetite de uma imensidão de curiosos.

Assim como Roberto Jefferson, Tuma Jr. alega ser movido por ci­vismo e nobreza de espírito.

Não duvido. Mas que mal há em aproveitar a onda e os 70 mil inte­ressados no que ele tem a dizer e se eleger a um cargo público nas pró­ximas eleições, não é mesmo?

A expressão de ressentimento, até de fúria em certos momentos, que podiam ser percebidos em seu ros­to no "Roda Viva" da última segun­da-feira, a mim não enganaram.

Me disseram que ele ainda nutre algum ressentimento por ter sido afastado das investigações do caso Daniel Dantas sob alegação de que mantinha contato com um criminoso chinês.

E que nunca engoliu o ódio a Lula, a quem culpa por apressar indire­tamente a morte do pai, o senador Romeu Tuma, que já estava doente quando o filho foi for­malmente acusado de ter vínculos com o mafioso.

O delegado foi absolvido e livrado de qualquer constrangimento, mas seu pai acabou morrendo depois de uma internação longa e dolorosa.

E agora temos o livro. Mais uma vez, sem que as consequências de acusações gravíssimas sejam men­suradas ou corroboradas por pro­vas minimamente detalhadas. O que existe é a prova testemunhal e nenhum desmentido até agora.

É válido tentar varrer do mapa o único partido constituído da de­mocracia tapuia por ter ele imitado o "padrão Fifa" (literalmente) de outros partidos. Mas valeria lem­brar que não foram só Silvinhos Pereiras que fundaram o PT, há gente séria e pensante, discorde-se dela ou não, que ajudou a construí-lo. Parece às vezes que esquecemos que é um patrimônio de todos.

Quem será que o senhor Tuma Jr., cego de rancor, gostaria de ver to­mar o lugar do PT quando ele e os Jeffersons da vida tiverem termi­nado de afundar o barco? A turma do Feliciano? Do Crivela?

Bem, vamos ao livro de Tuma Jr., um rapaz que insiste que o pai "redemocratizou o Dops", isto, note, em plena ditadura (é para rir?). Diz ele que Lula era infor­mante do Dops. Até agora, não o vi revelar qualquer informação pres­tada por Lula ou dar o nome de al­guém a quem ele tenha entregado. É para quando, Júnior?

O caso Celso Daniel ocorre em 2002 e Tuma Jr. diz que seu desfe­cho não ficou claro porque Lula foi eleito. Ué? Mas se o processo cor­reu em uma vara paulista, como a PF de Lula poderia interferir? E o DHPP (departamento de homicídios)? E o Ministério Público de SP? Se havia tan­ta sujeira, por que ele aceitou inte­grar o governo Lula em 2007?

Tuma Jr. promete novo livro com provas. Acho bom, já que no "Roda Viva" deu uma de Maluf (lembra do Ma­luf sacodindo recorte de jornal em debate?) e sacou uma papelada pa­ra provar que Daniel Dantas deu R$ 1,5 milhão para a campanha Dilma. Sei. Até parece que todos eles não doam uma soma para cada candi­dato sistematicamente. Em vez de sacodir, porque não pôs no livro?

E, mais adiante, na página 263: "Os desvios da prefeitura de Santo André eram canalizados para o partido, o próprio Gilberto Carva­lho me disse isso". Ora. Carvalho é conhecido pelo comedimento. Imagine se ia abrir o bico justa­mente para o filho do Tuma? Do Tuma, gente! Sendo que, pelo pró­prio ato da concepção do livro já dá para ver que o camarada é uma ma­traca.

Deixa ver se entendo: o PT tentava incriminá-lo por envolvimento com a máfia chinesa e o braço direi­to do Lula resolve se abrir com ele sobre o caso Celso Daniel? Só falta dizer que viu o Fidel Castro beijan­do o Paulinho da Força à força.

Nenhum comentário: