quarta-feira, outubro 02, 2013

Acordo pré-nupcial - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 02/03

Nas várias e longas conversas anteriores à decisão de José Serra de permanecer no PSDB, ele e o presidente do partido, Aécio Neves, fizeram um acordo de convivência "salutar". Aécio não vai minar a pretensão de Serra de discutir suas ideias e viajar pelo país como pré-candidato à Presidência. Os serristas, por seu turno, não devem fazer coro por prévias para a escolha do candidato. Ficou acertado que a definição se dará até março de 2014, preferencialmente de forma consensual.

Café Serra se encontrou ontem, em São Paulo, com Eduardo Campos (PSB). Analisaram o quadro eleitoral a partir da decisão do tucano de não mudar de partido e da dúvida sobre a criação da Rede de Marina Silva.

DDI Fernando Henrique Cardoso foi informado, na Suíça, sobre a decisão de Serra. Dias antes de viajar, o ex-presidente conversou com o ex-governador paulista.

Sem pai... Com a desistência de Serra, dirigentes do PPS e aliados de Marina concordam que o partido "perdeu o timing" para tentar atrair a ex-senadora, caso a Rede não obtenha registro.

... nem mãe De um lado, marineiros torcem o nariz para a gestão de Roberto Freire na sigla. Já dirigentes da ala histórica do PPS têm resistência a posições consideradas conservadoras de Marina.

Tamos aí Nos spots de TV que exibe a partir de hoje, o PPS-SP mostra a expansão do Poupatempo, sob seu guarda-chuva no governo, num sinal de que apoiará a reeleição de Geraldo Alckmin.

Cestas O senador Armando Monteiro (PTB-PE), virtual candidato ao governo contra o grupo de Eduardo Campos, tirou dois deputados federais do próprio partido e os alocou no PSC: Silvio Costa e José Augusto Maia.

Gol contra A jogada de Monteiro lhe dá mais um partido para a aliança, mas fragiliza a bancada nacional do PTB, que viu na manobra um dedo do Palácio do Planalto.

Olha eu Carlos Lupi (PDT) discutiu ontem com Fernando Haddad (PT) parceria na capital paulista. Hoje, os pedetistas não participam da administração municipal e não têm vereadores na Câmara.

Esqueceram de nós Em reunião no Palácio do Jaburu, peemedebistas que esperavam ocupar o Ministério da Integração se queixaram com o vice-presidente, Michel Temer. Segundo relatos de dois parlamentares, Lula, que estava presente, opinou que eles precisavam "provocar" Dilma sobre o assunto.

Estocada O interino da pasta, Francisco Teixeira, é ligado ao governador do Ceará, Cid Gomes, que deixou o PSB após desavenças com Eduardo Campos.

Enfim, sós Henrique Alves (PMDB-RN) abriu mão de acompanhar a visita de Dilma ao Rio Grande do Norte e embarca hoje para lua de mel na Itália. Ele se casou com Laurita Arruda na sexta-feira.

RT O porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, conversou com executivos do Twitter antes de Dilma reativar sua conta e lembrou que Hillary Clinton também estreou na rede social dialogando com seu perfil fake.

Selado Os Correios formalizaram ontem a adesão ao Vale-Cultura. Dilma e Marta Suplicy (Cultura) farão um evento, previsto para dia 15, quando a presidente entregará a um carteiro o primeiro cartão com o benefício.

Micro O Orçamento de 2014 da Prefeitura de São Paulo vai apresentar, pela primeira vez, listas de investimentos previstos para cada subprefeitura, antiga demanda de líderes dos bairros.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Josué deveria se filiar ao PMDB paulista. O pai era mineiro da gema, mas ele é vice da Fiesp, mora e tem negócios em São Paulo."

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA, presidente do PSDB-MG, sobre a ida de Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, para o PMDB mineiro.

contraponto


Economia de palavras
Nas décadas de 60 e 70, quando foi prefeito de Salvador e senador pela Bahia, Heitor Dias (UDN e Arena) guardava um discurso na ponta da língua para responder aos pedidos de dinheiro que eram feitos por seus eleitores --prática comum à época.

Ao ser abordado nas ruas da capital baiana ou em Brasília, Dias, que chamava seus interlocutores de "parentes" costumava responder:

--Parente, eu tenho 14 motivos para não emprestar dinheiro para você. O primeiro deles é porque eu não tenho. E acho desnecessário explicar os outros 13!

Nenhum comentário: