sábado, fevereiro 02, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Nada me impediria de perder a despedida de José”
Dona Marly, esposa de José Sarney, assistindo à última sessão presidida pelo marido


DILMA FAZ AFAGO EM RENAN APÓS VITÓRIA NO SENADO

A presidente Dilma mal esperou o resultado da votação ontem que elegeu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) presidente do Senado para parabenizá-lo pela vitória e reforçar o projeto PT-PMDB. Apesar das movimentações do PSB – que opera para lançar voo solo ou desbancar o PMDB da vice – Dilma garante a caciques peemedebistas que reeditará a dobradinha com o partido para a sua reeleição em 2014.

BOLA PRA FRENTE

O Planalto viu no discurso de Renan Calheiros, baseado em propostas para sua gestão, a tentativa de começar uma nova fase na política.

ESTAMOS JUNTOS

O vice-presidente Michel Temer também telefonou, minutos após a vitória do correligionário, para desejar sucesso em sua gestão.

VITÓRIA ESPERADA

Em conversa na quinta à noite, Dilma e Michel Temer concluíram que as articulações do PSB não significavam nenhuma ameaça a Renan.

SÓ PENSA NISSO

Em plena articulação para 2014, Aécio Neves (PSDB-MG) não parou ontem no Plenário. Puxou vários colegas para falar ao pé do ouvido.

UMBANDA TAMBÉM QUER PASSAPORTE DIPLOMÁTICO

Servidores de representações brasileiras no exterior e membros de federações espíritas e de umbanda e candomblé, reconhecidas como religiões oficiais, também querem direito a passaporte diplomático, como líderes evangélicos até com passagens na polícia. A concessão dos passaportes foi um dos derradeiros atos do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Rui Nogueira, que se aposenta.

DE VOLTA

Defenestrado dos Transportes após denúncias de corrupção, o senador Alfredo Nascimento (AM) será o novo líder do PR no Senado.

BOLA DO DF

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) foi escolhido para suceder a colega Lídice da Mata (BA) na liderança do PSB no Senado.

MINHA VEZ

Já a senadora Vanessa Graziottin (AM) ainda vai propor ao colega Inácio Arruda (CE) revezamento na liderança do PCdoB.

OLHO EM 2014

Cotado para disputar o governo de Mato Grosso em 2014, o senador Blairo Maggi (PR) deu carona em seu jatinho a jornalistas dos sites e principais jornais de seu Estado para cobrir a eleição de Renan em Brasília.

ÚLTIMOS RETOQUES

Uma hora antes da eleição ao comando do Senado, Pedro Taques (PDT-MT) se reuniu com os independentes Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS).

ARTICULAÇÃO

Os candidatos à Câmara, Henrique Alves (RN), e à liderança do PMDB Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS) aproveitaram presença maciça de peemedebistas ontem no Senado para barganhar os últimos votos.

PESO DA IDADE

Chamou atenção a dificuldade do mais idoso do Congresso, Garibaldi Alves (PMDB-RN), pai do ministro da Previdência, para votar ontem. Aos 90 anos, ele não saiu da cadeira e precisou de ajuda de assessores.

TAL PAI, TAL FILHO

O deputado Renan Filho (PMDB-AL) fez questão de chegar cedo ao Senado para acompanhar, do começo ao fim, a eleição do pai, Renan, à presidência do Senado.

PIMENTEL FICA

A presidente Dilma comunicou ao senador José Pimentel (PT-CE) que ele permanecerá na liderança do governo no Congresso. A decisão foi levada essa semana pelo líder Wellington Dias (PI) à bancada do PT.

PAZ E AMOR

O senador José Sarney (PMDB-AP) reconheceu João Capiberibe (AP) como quarto membro da bancada do PSB: “Não quero sair do comando do Senado brigado com o PSB”, justificou à líder, Lídice da Mata (BA).

LAVAGEM CEREBRAL

Empregados da Infraero se dizem constrangidos com a ação realizada pela empresa. Enquanto faz demissões voluntárias, pede a todos que vistam camiseta com a frase: “Sou movido a desafios”, e distribuam cartões postais com frases inspiradoras do presidente Gustavo do Vale.

PAPELÃO

Pergunta sensata no Twitter: por que 130 milhões de brasileiros votam em urnas eletrônicas e 81 senadores votam em cédulas de papel?


PODER SEM PUDOR

CONSIDERAÇÃO DE CABARÉ

Muito jovem, Osvaldo Aranha foi prefeito de Alegrete (RS) e decidiu acabar uma curiosa tradição: a briga diária, todas as noites, no cabaré da cidade, "Lulu dos Caçadores". Tudo corria bem e animado até o relógio bater 2h da madrugada, e o pau cantava. Uma noite, ele visitou a boate. Bebeu, dançou, foi embora às 3h, nada de briga. Voltou no dia seguinte, e novamente os valentões não apareceram. No quinto dia, já freguês, encontrou um vistoso aviso na parede: "Dr. Osvaldo Aranha, acabaram-se as considerações".

Naquela madrugada, pontualmente às 2h, o pau cantou de novo.

Nenhum comentário: