sábado, maio 12, 2012

Estresse na PF - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 12/05/12

A presidente Dilma ficou enfurecida com o delegado da PF Matheus Mella Rodrigues por tê-la citado na lista de autoridades captadas pelo sistema Guardião. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) ouviu poucas e boas. O puxão de orelhas foi retransmitido para o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, que advertiu o delegado. Ele havia sido avisado que não deveria colocar no ventilador a lista de autoridades citadas pela trupe de Cachoeira e que são presumivelmente inocentes. 

O escorregão da CPI
Durante uma hora, na tarde de quinta-feira, na sessão secreta da CPI do Cachoeira, seus integrantes debateram se o delegado Matheus Mella Rodrigues daria conhecimento de uma lista de autoridades citadas nos grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal. Alguns queriam uma cópia da lista. O presidente da Comissão, Vital do Rêgo (PMDB-PB), após manifestação favorável da ampla maioria, pediu que o delegado fizesse a leitura. Antes, porém, Vital fez um pacto de que os nomes não seriam tornados públicos, pois a nominata não era de integrantes da organização criminosa, mas de personalidades citadas ao léu. 

Frase
“O problema deste país não é cocaína nem crack! O problema deste país é bebida alcoólica!” — Magno Malta, senador (PRES), na aprovação da Lei Geral da Copa 

COISA NOSSA. 
A desenvoltura da Delta na cidade do Rio, segundo o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), precisa ser investigada uma vez que hoje são conhecidos seus métodos e sua aliança com o crime organizado. A Delta entrou na cidade em 2001, quando Cesar Maia (DEM) assumiu a prefeitura. Mas Chico Alencar chama a atenção: “Na gestão de Eduardo Paes, a porcentagem de dispensa de licitação dobrou.” 

Limite regimental
Os integrantes da CPI estão sendo alertados que os governadores não podem ser convocados para depor. O artigo146 do regimento do Senado diz que não são admitidas CPIs para investigar as atribuições do Poder Judiciário e dos estados. 

O controle
A investigação da PF descobriu que Cachoeira recebia 30%, tendo como piso R$ 25 mil, de todas as casas de caça-níqueis no Centro- Oeste que pertenciam a terceiros. Quem não pagasse tinha seu negócio fechado pela ação da polícia. 

O PSDB mirou no próprio pé
Desde a CPI do PC Farias, em 1992, e da CPI dos Anões do Orçamento, em 1993, que não se via nada parecido. Em 92, um aliado do ex-presidente Fernando Collor, o então senador Espiridião Amin, deu a vaga do partido na CPI para um oposicionista, o então senador José Paulo Bisol. Em 93, o PMDB abriu mão da presidência da CPI que cassou seus principais quadros na Câmara. Agora, o PSDB deu assento na comissão parlamentar de inquérito que investiga malfeitos de tucanos para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). 

Nova estatal
A Fiocruz, que faz congresso a fim de debater a criação de uma subsidiária para fabricar vacinas e medicamentos, foi surpreendida com a formação pelo governo Dilma de um Grupo de Trabalho Interministerial para tratar do assunto.

Diretas já
A OAB do Rio lança, na segunda- feira dia 14, uma campanha para acabar com a eleição indireta para a OAB nacional. Wadih Damous, presidente da ordem no Rio, quer o fim da “marginalização de mais de 700 mil advogados”.

O SECRETÁRIO de Meio Ambiente do PCdoB, Aldo Arantes, também critica o texto do novo Código Florestal aprovado na Câmara, cujo fiador foi o ministro Aldo Rebelo (Esporte). 

DEZENAS DE ONGS lançam na próxima terça-feira a ersão 2012 da campanha Fim aos Paraísos Fiscais. As assinaturas de apoio serão entregues aos líderes do G20 na reunião do mês que vem no México.

O MINISTRO José Eduardo Cardozo (Justiça) determinou à Polícia Federal a abertura de investigação sobre denúncia de grampo nos telefones da senadora Ana Amélia (PP-RS) e da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS).

Nenhum comentário: