sexta-feira, dezembro 02, 2011

UM DIA TRISTE NA CASA DA MINISTRA - MÔNICA BERGAMO



FOLHA DE SP - 02/12/11
Entre janeiro e março de 2009, já pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff fez 18 viagens pelo país, foi aos Estados Unidos, participou de 77 reuniões, audiências e inaugurações. Até que, em 20 de março, num check-up de rotina, os médicos descobriram um caroço abaixo de sua axila esquerda.

A ministra achava que era um pelo encravado. Uma sequela de depilação. Um mês depois, o diagnóstico: ela estava com câncer. No livro "A Vida Quer É Coragem", sobre a vida da presidente, que será lançado no dia 15, o jornalista Ricardo Amaral, veterano que já passou por algumas das principais publicações do país e que trabalhou na assessoria da campanha de Dilma, no ano passado, relata como ela reagiu à notícia e enfrentou a doença.

Num primeiro momento, Dilma pediu aos médicos que não contassem nada a ninguém, revela Amaral. Nem mesmo ao presidente Lula. A coluna apurou que ela chegou a entrar escondida no hospital Sírio-Libanês para as primeiras sessões de quimioterapia. E que só mudou de ideia depois de constatar que a notícia tinha vazado para a Folha.

Em 24 de abril, ela contou a Lula e convocou uma entrevista coletiva para o dia seguinte. No dia 25, a Folha revelou que Dilma passava por tratamento de saúde, antes de ela dar a informação completa aos demais jornalistas.

O livro relata que Dilma não queria fazer exames detalhados quando o nódulo foi descoberto. "Eu não tenho nada, eu conheço muito bem o meu corpo, conheço muito bem." Cedeu. Dias depois, quando exames confirmaram o diagnóstico, o médico Roberto Kalil Filho disse a ela, "para quebrar o clima": "Você não conhece o seu corpo tão bem assim...".

No primeiro dia de hospital, Dilma sofreu, relata Amaral. Suas veias não são boas para injeções e ela teve que instalar um tubo de plástico no braço para receber a medicação. Fez uma punção na espinha dorsal. Teve náuseas, dores, mal-estar. "Mais uma vez, ela pediu ao cardiologista [Kalil] que não contasse a ninguém."

Os primeiros a saber da notícia foram sua filha, Paula, e seu ex-marido, Carlos Araújo. A eles, segundo o livro, ela disse que falaria com Lula. Amaral relata que Dilma ligou para o então presidente: "Eu tenho uma coisinha importante para contar". E pediu a Kalil que desse as primeiras informações ao presidente. No dia 24, ao se encontrarem, Lula teria dito: "Tranquila, Dilminha, tranquila. Você é forte, vai conseguir".

Entre esse momento e a entrevista coletiva, uma tarefa difícil: impedir que a mãe, Dilma Jane, soubesse de tudo pela TV. Dilma pediu a uma amiga íntima: "Corre lá pra casa, fica com a Dona Dilma e não deixa ela nem passar perto da televisão hoje". No dia seguinte, um domingo, a então ministra contou tudo pessoalmente à mãe.

Duas semanas depois da primeira sessão de químio, "Dilma percebeu, durante o banho, que seus cabelos começavam a cair". Chamou a cabeleireira e disse: "Raspa tudo de uma vez". Segundo o livro, "foi um dia triste, muito triste, na casa da ministra".

TUDO ERRADO

Uma auditoria interna em 51 convênios do Ministério do Turismo com ONGs revelou que todos eles -todos- apresentam irregularidades como superfaturamento de preços e projetos que só existem no papel. O prejuízo, só nessa amostragem, pode passar de R$ 50 milhões.

SUSTO

O levantamento foi feito a pedido do ministro Gastão Vieira, depois que decreto da presidente Dilma Rousseff determinou que os ministérios passassem um

pente-fino nos acordos com ONGs. O percentual de problemas, de 100%, surpreendeu a equipe de Vieira. Os convênios, todos de projetos para a Copa de 2014, já haviam sido suspensos.

VEM MAIS

E na próxima semana a CGU (Controladoria-Geral da União) deve publicar relatório apontando problemas em centenas de outros processos da pasta do Turismo.

QUEM DÁ MAIS

Josué Gomes, da Coteminas, filho do ex-vice-presidente José Alencar, comunicou ao governo que entrará na licitação para administrar um terminal de grãos no porto de São Luís, no Maranhão. Em audiência com o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, disse estar seguro de que tem condições de ganhar a concorrência.

CONTA CORRENTE


O apresentador Jorge Kajuru foi condenado a pagar R$ 50 mil de indenização ao governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás. Em 2004, ele acusou o tucano de ter mandado violentar e agredir sua mulher, o que teria provocado a sua saída do Estado. Os advogados que representam Kajuru no caso não quiseram comentar.

MUSEU TIRIRICA

O deputado Tiririca (PR-SP) deve fazer uma campanha do Ministério da Cultura para a popularização dos museus. Retomando um dos slogans de sua eleição, ele gravará comerciais dizendo algo como: "Você sabe o que é um museu? Eu também não, mas vamos descobrir". A ideia foi dada pelo presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), José do Nascimento Junior, em um encontro com o parlamentar, anteontem.

MUSEU TIRIRICA 2

Tiririca foi ao Ibram discutir a criação do Museu Nacional do Circo, ideia sua encampada pelo órgão. O espaço será itinerante: uma tenda percorrerá o país incorporando elementos da memória circense ao seu acervo.

NA ARENA

Fernando Henrique Cardoso será o próximo entrevistado do programa "Roda Viva". Na segunda-feira.

EM CHAMA

O rapper Criolo mandou prensar mil vinis brancos de seu último álbum, "Nó na Orelha", na República Tcheca. Mas recebeu a notícia de que a fábrica que faria os LPs pegou fogo e o material foi todo destruído.

PARA LEA


A top transexual Lea T., filha de Toninho Cerezo, ganhou festa da "Elle" em sua homenagem. Ela é capa da edição deste mês da revista. As modelos Ana Claudia Michels e Luiza Moraes circularam pelo evento, anteontem, no bar Número, nos Jardins.

CURTO-CIRCUITO

O governador de SP, Geraldo Alckmin, recebe hoje a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, no Palácio dos Bandeirantes.

A festa 
Talco Bells recebe hoje, a partir das 23h30, o DJ Tony Hits, no Estúdio Emme. 18 anos.

O diretor Brian Stirner dá workshop baseado na obra de Shakespeare nos dias 10 e 11, no Espaço Baepi, em Atibaia (SP).

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: