segunda-feira, agosto 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Uns e outros
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 15/08/11

O Planalto e o próprio PMDB avaliam de maneira distinta a situação dos dois ministros do partido ora encrencados no noticiário: Wagner Rossi (Agricultura) e Pedro Novais (Turismo). O primeiro carrega um passivo maior, seja pelo tempo de pasta (somado ao que passou na presidência da Conab), seja pela proximidade com personagens já degolados. Paradoxalmente, Rossi é aquele que todos se esforçarão por segurar até o "limite da irresponsabilidade", dada sua ligação com o vice Michel Temer. Já Novais, se não cair agora, dificilmente sobreviverá à reforma ministerial que Dilma Rousseff desde sempre sonhou fazer ao final de seu primeiro ano de governo.
Marca registrada De longe o integrante mais baixinho do primeiro escalão, Novais é conhecido na Esplanada como "o pequeno".

Alarme Ainda mais do que a PEC 300, que fixa piso nacional para policiais, preocupa o governo o projeto de aumento do Judiciário. Dada a movimentação do presidente Cezar Peluso (STF), essa seria a ameaça mais iminente de bomba fiscal.

Correspondência 1 O Planalto não terá de agir apenas para vencer a operação "braços cruzados" dos governistas. Quando os deputados voltarem ao trabalho, pegarão pela proa uma MP que desperta reações mistas na base aliada. Um de seus artigos amplia o escopo de atuação dos Correios, autorizando a estatal a adquirir participação societária ou mesmo controle acionário de empresas já estabelecidas.

Correspondência 2 Há forte lobby na Câmara para derrubar esse artigo, cujo objetivo seria permitir que os Correios comprem uma empresa de transporte aéreo. No entender do governo, mesmo com a resistência será possível aprovar a MP na íntegra.

Geografia Depois do giro pelo Nordeste, Dilma lançará na quinta, em São Paulo, versão do Brasil sem Miséria para a região Sudoeste.

Farmácia Em operação da Corregedoria-Geral do governo paulista cujos resultados serão anunciados hoje por Geraldo Alckmin, foram apreendidas 61 caixas de medicamentos usados no tratamento de câncer e de pacientes transplantados. O material, avaliado em R$ 200 mil, havia sido desviado de hospitais públicos de SP e revendido para distribuidoras.

Em caso... Ciente de que a aliança em prol da reeleição de Márcio Lacerda (PSB) depende de acordo entre Aécio Neves e Eduardo Campos com vistas a 2014, o PSDB mineiro deu a largada na construção de candidatura alternativa em Belo Horizonte. Os tucanos tentam atrair PR e PDT, nacionalmente alinhados com Dilma, mas integrantes da base de Antonio Anastasia em Minas.

...de emergência Filho do secretário de Governo, Danilo de Castro, o deputado federal Rodrigo de Castro é o nome trabalhado para um eventual voo solo.

A regra... Dada como certa se José Serra ficar fora de 2012, a prévia para escolher o candidato tucano em São Paulo é objeto de controvérsia. Há quem defenda um colégio de 2.000 votantes, entre delegados, "notáveis" e representantes zonais. Nesse modelo, o provável vencedor seria o secretário estadual José Anibal (Energia).

...é clara? No outro modelo, preferido pelos demais pré-candidatos e por Alckmin, podem votar todos os 15 mil filiados. A direção municipal estuda estabelecer quarentena para evitar a contaminação do resultado por eventuais filiações em massa às vésperas da prévia.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio
"Ao falar mal de São Paulo quando visita a cidade, Haddad mostra que há algo novo em sua candidatura: a língua solta."
DO SECRETÁRIO PAULISTANO DA EDUCAÇÃO, ALEXANDRE SCHNEIDER, em resposta ao ministro, que acusou a prefeitura de, por razões político-eleitorais, não aderir a programas do governo federal que lhe trariam mais recursos. Segundo Schneider, é o MEC que não atende as demandas da cidade.

contraponto
Pechincha

Em reunião com secretários para tratar de investimentos na Baixada Santista, Geraldo Alckmin ouvia as cifras dos Transportes, que incluem o bilionário no túnel Santos-Guarujá. Depois, pediu a Mônika Bergamaschi (Agricultura) que falasse sobre sua área:
-Bem, governador, há as reformas de dois prédios. Juntas, devem custar pouco mais de R$ 1 milhão...
O tucano assentiu e passou para Transportes Metropolitanos, pasta que bancará o também bilionário VLT. Após ouvir o relatório, Alckmin brincou:
-Olha, acho melhor voltarmos para a Agricultura...

Nenhum comentário: