quarta-feira, agosto 31, 2011

MARCIA PELTIER - Nas alturas


Nas alturas 
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 31/08/11

Oportunidade que honraria as melhores companhias de balé do mundo, caberá a uma ONG carioca, sediada na Tijuca, abrir a apresentação do Ballet Kirov, no espetáculo gratuito que será feito dia 7 de Setembro, na Quinta da Boa Vista. Jorge Texeira, diretor da Cia Brasileira de Ballet, apresentou ontem, aos russos, três números para que eles escolham o que melhor se adapta à ocasião: a Valsa do 1º Ato do Lago dos Cisnes, Capricho Espanhol ou Raimunda.

Suor do rosto 

A companhia é a única que vem representando o Brasil no exterior, em repertório clássico. Em 2012, será o primeiro corpo de baile clássico nacional a se apresentar em Israel. Vinte e dois bailarinos formados na CBB estão atuando no exterior. O mais surpreendente de tudo é que eles não contam com patrocinador permanente. Jorge Texeira mantém as atividades da escola com o que recebe em consultorias para escolas de dança espalhadas pelo país e com o trabalho na comissão de frente das escolas de samba do Rio. Ano que vem, ele estará na dianteira da Grande Rio.

Estatística 

Em crise, assim como muitos de seus pares na Europa, a Espanha continua a hostilizar turistas brasileiros. Em viagem ao país para visitar o marido, que está há dois meses a trabalho pela Michelin, uma brasileira foi detida no Aeroporto de Madri. Nem mesmo a intervenção da empresa demoveu as autoridades da imigração. Ela será deportada esta semana.

Na rede 
A advogada Flávia Sampaio, dona de um dos guarda-roupas mais elogiados do país, resolveu ampliar seus negócios e se prepara para lançar um e-commerce com as melhores grifes internacionais e nacionais. O Powerlook vai ser um site de vendas online com garimpos vintage e peças novas. Parte da renda será revertida para o Instituto Consciência, que combate o analfabetismo no Morro dos Cabritos, em Copacabana. Para o lançamento, a namorada do empresário Eike Batista ataca de modelo e será estrela de um editorial assinado pelo fotógrafo Vicente de Paulo. Os looks terão peças Lanvin, Blumarine e Emilio Pucci, entre outras.

Cotas 
Desembarca, pela primeira vez no Brasil, uma delegação dos Historically Black Colleges & Universities (HBCUs), grupo de 105 universidades norte-americanas criadas exclusivamente para atender a comunidade negra. A partir de sexta-feira, eles visitam a Universidade Zumbi dos Palmares, em SP, e, no dia seguinte, é a vez de UERJ e PUC, no Rio. O propósito é desenvolver parcerias e intercâmbios para estudantes brasileiros negros. Os representantes vêm da Xavier University of Louisiana, Hampton University, Morgan State University, Florida A&M e North Carolina A&T University.

Aliás… 
Esta visita é um desdobramento da passagem de Barack Obama ao Brasil, quando os governos dos EUA e Brasil fecharam uma série de acordos em diversas áreas, incluindo educação. O projeto também faz parte do programa Eliminação do Racismo e Promoção da Igualdade ou Japer, na sigla em inglês.

Legendado 
Os atores Wagner Moura e Alinne Moraes vão carimbar seus passaportes na próxima semana. A dupla protagonista do filme O Homem do Futuro, de Claudio Torres, dará as boas vindas à terceira edição do Festival de Cinema Brasileiro em Londres, que agita, de 6 a 10 de setembro, o Odeon Covent Garden. Na lista de exibição, que reflete o bom momento das produções nacionais, as obras Elza, Além da Estrada, Como Esquecer, 180 graus, Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano, A Suprema Felicidade e De Pernas pro Ar. Os ingressos, em libras, vão custar cerca de R$ 27.

À prova de tombos 

Será lançada, hoje, no MAM, uma cadeira projetada por Guto Índio da Costa, releitura das cadeiras de bar de plástico injetado. A nova versão é feita de polipropileno reforçado com fibra de vidro e suporta até 160 kg.

Modernos, mas nem tanto 

Ontem, durante o 6º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo, no Copacabana Palace, a plateia ouvia atenta à exposição do arquiteto Guto Requena. Ao falar sobre os novos núcleos familiares que estão sendo formados e os reflexos que surgirão no desenho do espaço familiar, eis que é projetada uma imagem de dois barbudões num beijo de língua. Os homens emudeceram e muitas das fashionistas balançaram a cabeça em reprovação.

Dia decisivo 

Promete ser animada a final, hoje, no Espaço Tom Jobim, do concurso da música-tema dos 80 anos do Cristo Redentor. Na semifinal de segunda, causou furor o hip hop do DJ MAM e do saxofonista Rodrigo Sha, intitulado Redentor, e o quase samba-enredo do bloco Empolga às 9h, que levou até torcida organizada. A composição vencedora fará parte do grande show do dia 12 de outubro e entrará para o CD do espetáculo.

Livre Acesso

Cláudia e Guilherme Sampaio Ferraz são avós pela primeira vez: nasceu ontem, em São Paulo, Jorge, filho de Ana Carolina Fialho de Sampaio Ferraz e Eduardo de Jesus.

A estilista paulista Cris Barros apresenta, hoje, para as cariocas, a sua coleção primavera-verão 2012, inspirada no balé russo, com um almoço no Hotel Fasano.

O arquiteto Chico Vartulli faz palestra, amanhã, sobre sustentabilidade na decoração na Universidade Federal de Gôiania (UFG), para alunos do curso de arquitetura.

Silvia Fraga, relações-públicas da Orlean, abre, hoje, sua casa no Leblon para coquetel em homenagem a Patrícia Mayer, Patrícia Quentel e toda a equipe da 3Plus, em comemoração aos 21 anos do Casa Cor.

Profissionais da área jurídica e estudantes de direito ganham, hoje, a primeira publicação para incentivar a criação de práticas inovadoras na justiça brasileira. O lançamento da revista Innovare acontecerá no Hall dos Bustos do STF, em Brasília, e contará com a presença do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, entre outros.

Claudio Crispi fala sobre novas técnicas em cirurgia de endometriose, em congresso mundial em Montpellier, na França, de 4 a 7 de setembro.

O ex-presidente do BC Gustavo Loyola recebe hoje a medalha Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio. A homenagem será estendida a todos os formuladores do Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional).

Paulo Renato Barreiros da Fonseca, da COI, Clinicas Oncológicas Integradas, fala sobre manuseio da dor aguda e crônica, sexta-feira, no 10º Congresso da AMIL.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: