terça-feira, novembro 10, 2009

DORA KRAMER

''Brasil terá papel vital em Copenhague''

SONIA RACY

O ESTADO DE SÃO PAULO - 10/11/09


Terminaram em impasse as negociações de Barcelona - as últimas oficiais antes do encontro sobre clima de Copenhague: todos continuam dizendo que o problema é grave mas não se chega a um acordo para resolvê-lo. Nenhum sinal, também, de quem financiará o esforço para a redução das emissões de carbono.
"O Brasil terá uma importância vital nas reuniões", avisa o sueco Johan Eliash, assessor especial de Gordon Brown para o meio ambiente, ecoando a opinião do próprio primeiro-ministro britânico que defende tornar o G-20 uma alternativa às Nações Unidas para o debate das questões climáticas.
Em passagem por São Paulo, semana passada, o empresário - que tem terras na Amazônia e é casado com Ana Paula Junqueira, agora no PV - destacou, em conversa com a coluna, o papel central da delegação brasileira: "Para que a redução das emissões dê certo, não dá para a Amazônia ficar de fora".
É razoável a proposta brasileira de reduzir 80% das emissões até 2010? "É muito boa, se o Brasil conseguir implementá-la."
Acha que o Brasil vem tratando com seriedade a Amazônia? "O Brasil tem boas intenções. Tenho certeza de que está fazendo o melhor, por ter consciência de sua importância no planeta."
O que pretende fazer Gordon Brown em Copenhague? "Ele vai ser, sem dúvida, um dos líderes do debate. Tem como fazer o meio de campo com competência, ser um catalisador."
E Obama? "Obama em si não é o problema. E sim o Congresso americano que terá que aprovar o que o presidente dos EUA acertar, o que não será fácil."
E o papel da China? "Sem a China não vamos a lugar nenhum. E o mesmo podemos dizer sobre a Índia."


Luta contra o tempo
E crescem o trabalho e as preocupações para Nelson Jobim. O ministro recebeu ontem a primeira versão do relatório do BNDES e da McKinsey com o diagnóstico sobre a situação do setor de aviação no Brasil.
No dia 23, aprofunda o debate com os consultores e o banco sobre o maior entrave nessa área: os aeroportos de São Paulo.

Contra o tempo 2
O fato é que a situação se agrava a cada dia, pois o aquecimento da economia, aumentando a demanda de voos, em nada combina com a lentidão do governo Lula na busca de soluções para o problema aeroportuário.
Exemplo? Para contornar decisão do TCU que vetou pagamento em obra da Queiroz Galvão, Constran e Serveng, Nelson Jobim anunciou, em agosto, que o Exército faria a complementação urgente em Cumbica.
Até agora, nada.

Saci X Zé Carioca
Zé Carioca e Saci Pererê travam duelo sério pelo posto de mascote oficial da Copa do Mundo do Rio.
O papagaio é a aposta da prefeitura do Rio e o perneta fumador é defendido pela Sociedade dos Observadores de Saci. Mouzar Benedito, fundador da Sosaci, alega que Zé Carioca é uma invenção da Disney.

Zé Carioca X Saci 2
Os "observadores" também estão em campanha pelo Curupira para mascote da Copa. Mas nesse caso ele corre por fora, até porque tem os pés virados para trás...

Brilhante branco
Uma trufa branca de 750 gramas foi vendida domingo em leilão no castelo de Grinzane Cavour, no norte da Itália. Por 100 mil euros.

Re-parceria
Gael García Bernal e Walter Salles almoçaram juntos, domingo, no Maní.
Novos projetos a vista?

Bronze do Baú
A lotação no Guarujá vai aumentar ainda mais neste verão. Patricia Abravanel sugeriu, Silvio Santos aprovou e o Jequitimar será transformado em um grande estúdio.
Até o Domingo Legal será gravado no hotel da família.

Espelho meu
Luiz Carlos Barreto não desistiu e quer levar Lula para pré-estreia pública do longa sobre sua vida em Recife. Para tanto, o Aerolula, a caminho de Roma, faria escala, sexta.
Caso não dê certo a sugestão, Lula verá o filme durante o voo para a Itália.

Eu voltei
Campinas adotou método polêmico para resolver o problemas de seus moradores de rua: decidiu reenviá-los de volta para a terra natal, com tudo pago. Proposta já aceita por 106 deles.

Sinos e trenó
Não basta ser a maior árvore flutuante do mundo: a Árvore de Natal da Lagoa, no Rio, acende suas luzes, dia 5, em grande estilo.
Com José Mayer de mestre-de-cerimônias, Simone cantando, coral da Fundação Bradesco e Sinfônica de Barra Mansa.

Na Frente

Marcos Vilaça - que volta à presidência a Academia Brasileira de Letras em dezembro - vai destinar ao Retiro dos Artistas a renda da venda de sua fotobiografia, lançada ontem.

Para comemorar os 90 anos da Bauhaus, a Casa Vogue convidou 10 designers para criarem peças inspiradas no movimento alemão. Que estarão expostas a partir de hoje, na Ovo.

Luiz Caversan lança seu livro Como Fazer Jornal Todos os Dias. Hoje, na Saraiva do Shopping Higienópolis.

Arthur Nestrovski lança seu livro Outras Notas Musicais. Amanhã, na Livraria da Vila dos Jardins.

O almoço de domingo no Rodeio reunia desde Constantino Júnior a Paulo Skaf, passando por Marcia Goldsmith e Cristiana Arcangeli. Rondando mesas, Marcos Faria.

Caetano Veloso, no fim de semana, homenageou Neguinho do Samba, do Olodum, em seus três shows: "Me procuraram para falar de Lévi-Strauss, mas Neguinho foi mais importante para mim do que ele."

São Paulo, capital dos dinossauros do show biz internacional. Só em 2009 foram somados mais de quatro séculos de história. Com os shows de Charles Aznavour, 85; B. B. King, 84; Tony Bennett, 83 e Chuck Berry, 82. Na turma dos caçulas, Jerry Lee Lewis, 74, e Buddy Guy, 73.

Nenhum comentário: