sexta-feira, julho 29, 2016

Todos flertam com Marta - PAULO DE TARSO LYRA

CORREIO BRAZILIENSE - 29/07

Cristã nova no PMDB, ex-petista de carteirinha, deputada, ex-ministra do Turismo, senadora. O currículo de Marta Suplicy é longo. Candidata derrotada à prefeitura de São Paulo em 2000, eleita em 2004, derrotada novamente em 2008, Marta concorre agora em outubro, pela sua nova legenda, na qual chegou abençoada pelo hoje presidente interino, Michel Temer. E transformou-se, nesta semana, em alvo de diversos olhares políticos, seja por atração, seja por repulsa.

Temer avisou para a pupila que não vai à convenção que referendará a candidatura dela, amanhã, para não melindrar outras legendas aliadas que também terão candidatos na disputa paulistana. Mas ele aposta, sim, e muito, na vitória de Marta. Quer levar o PMDB para o Palácio Matarazzo, no comando de uma cidade na qual é fraco politicamente. Por coincidência, o vice é Andrea Matarazzo.

A parceria com Andrea, tão esdrúxula quanto estratégica, também envolve outros olhares. No caso, dos ministros das Relações Exteriores, José Serra, e de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Andrea é serrista, abandonou o ninho tucano e filiou-se ao PSD de Kassab. Serra ainda está no PSDB, mas, dependendo das circunstâncias, poderá virar peemedebista em 2018 para disputar o Planalto.

Em um movimento só, os ministros tentam isolar o governador Geraldo Alckmin, também presidenciável, que jogou suas fichas no empresário João Dória Júnior, um nome conhecido no empresariado, mas com experiência zero em política. Em 2008, Serra e Kassab fizeram o mesmo movimento de união. Alckmin era candidato à prefeitura pelo PSDB, Kassab pelo DEM. Este foi para o segundo turno e impediu a reeleição de...Marta Suplicy.

Como o Sobrenatural de Almeida de Nelson Rodrigues não existe apenas no futebol, mas também na política, estão todos juntos agora no mesmo barco, contra Alckmin e contra o PT. Ah, e ainda tem Lula nesse jogo. O comando de campanha do atual prefeito, Fernando Haddad, quer Lula percorrendo a periferia para dizer que Marta não é mais petista. Acha que o recall dela nas classes C, D, E vem dos tempos de petismo. Em apenas uma semana, Marta provou que ainda é capaz de mexer, em torno de si, um tabuleiro de peças nada desprezível.


Nenhum comentário: