quarta-feira, novembro 04, 2015

Sem fundo - NATUZA NERY - COLUNA PAINEL

FOLHA DE SP - 04/11

A CPI dos Fundos de Pensão promete alterar a forma de distribuição de lucros e prejuízos dos fundos. A ideia é preservar o pensionista de eventuais derrapadas na gestão financeira dessas entidades. Hoje, beneficiários e empregadores precisam arcar com os prejuízos caso a instituição fique deficitária por três anos consecutivos. Na proposta que será apresentada pela comissão ao governo federal, apenas os empregadores arcariam com sua parte para recompor o caixa.

Em chamas 

O TCU está em clima de rebelião contra uma PEC elaborada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para acabar com o reajuste salarial automático de diversas carreiras, entre elas a de ministros do tribunal. Acusam a congressista de retaliar a corte em nome do governo.

Cortina de fumaça 
“O TCU está com mania de perseguição. A PEC é de maio, portanto antes do debate sobre as contas do governo. Se alguém de lá está alegando isso, é para fugir da transparência. Casa de ferreiro, espeto de pau”, rebate Gleisi.

Crediário 
O ministro Vital do Rêgo (TCU) estuda dar 60 meses para o pagamento das pedaladas. Na equipe econômica, a ideia é incluir a dívida como restos a pagar, de forma que, apesar de o deficit ser contabilizado neste ano, o passivo só seria quitado no ano que vem.

Culpa do câmbio 
O Planalto não abre mão de usar no projeto de repatriação a taxa de 31 de dezembro de 2014, com o dólar R$ 2,66. A acha que, com o valor atual, de R$ 3,75, poucas pessoas se animariam a trazer o dinheiro de volta.

Ops 
Integrantes do governo brincavam ontem com o tombo levado por Joaquim Levy (Fazenda): “Ele teve o downgrade antes do Brasil”.

Recordação 
Vinicius Gurgel (PR-AP), um dos possíveis relatores do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, aparece do lado dele na foto histórica da vitória do peemedebista à presidência da Câmara.

Em campanha 
Valeska Teixeira Zanin Martins, dona da Mito Participações Ltda, empresa proprietária do apartamento em que Luis Cláudio Lula da Silva mora, sem pagar aluguel, foi inscrita como candidata a vice-presidente da OAB-SP na chapa de Ricardo Sayeg.

QI 
Valeska é uma das filhas de Roberto Teixeira, amigo do ex-presidente e padrinho de batismo de Luis Claudio.

Exportação 
Com as restrições ao financiamento privado, marqueteiros políticos estão prospectando fora do Brasil. Paulo Vasconcelos, que fez a campanha presidencial de Aécio Neves em 2014, também foi sondado para atuar no segundo turno das eleições argentinas.

Periferia 
A Executiva municipal do PT vai se reunir, quinta-feira, com sua bancada de vereadores para discutir o cenário eleitoral. A pauta principal é tentar encontrar o melhor caminho para recuperar o eleitorado tradicional do partido em São Paulo.

Chance 
O governador Geraldo Alckmin tem encorajado tucanos a disputar pesado no ano que vem redutos eleitorais simbolicamente vinculados ao ex-presidente Lula, como São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos.

Padrinho 
Na avaliação do PSDB, essas cidades estarão politicamente vulneráveis com a aparente fragilização do petista.

Visitas à Folha 
Raimundo Colombo (PSD), governador de Santa Catarina, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Walter Bier Hoechner, secretário de comunicação, e Claudio Thomas, diretor de imprensa.

Marisa Moreira Salles, sócia da BEĨ editora, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada do também sócio Tomas Alvim.

TIROTEIO

Com a votação do projeto da repatriação, só cabe reconhecer que o Brasil é o país da piada pronta: estamos prestes a criar a Lavabras.
DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), acusando a proposta que tramita na Câmara de perdoar crimes para autorizar a entrada de dinheiro do exterior.


CONTRAPONTO

Na reunião da Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do Senado, semana passada, Blairo Maggi (PR-MT) defendia seu parecer favorável ao projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS), que impede o contingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional, quando o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) atravessou:
—O senhor me concede um aparte, senador Blairo?
—Pois não, mas só se for para concordar comigo…
O presidente da comissão encarregada de discutir a Agenda Brasil, senador Otto Alencar (PSD-BA), arrematou, para risada geral:
—Essa é a democracia mato-grossense.

Nenhum comentário: