terça-feira, março 11, 2014

Enquanto uns brigam… - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 11//03

Um grupo de parlamentares liderados pelo PMDB prepara a votação de um projeto de resolução para aprovar a CPI da Petrobras e, assim, furar a fila do pedido feito no ano passado pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). É a forma de pressionar a criação da comissão externa para investigar as denúncias de pagamento de propina a funcionários da empresa e tentar mostrar à presidente Dilma Rousseff que, embora ela considere que este ano não precisa muito do Congresso, eles sempre podem atrapalhar a vida dela e de seu governo.

…Outros nomeiam

Silenciosamente, Luis Cláudio Montenegro, da Secretaria Especial de Portos, foi guindado a diretor de Planejamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Ontem, o Diário Oficial da União trouxe o nome do atual superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o engenheiro civil Adalberto Tokarski, para ocupar um cargo de diretor na mesma agência. Chegam abençoados pelo grupo do senador José Sarney (PMDB-AP).

Controle remoto I
A disputa entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski extrapolou o julgamento do mensalão. Faltando pouco tempo para deixar o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal, Barbosa quer ditar o ritmo do sucessor na tevê. Para isso, circula a toque de caixa nos gabinetes do Supremo um documento para realização de nova licitação para a TV Justiça.

Controle remoto II

O texto, ainda secreto, dá ao STF mais poderes sobre a emissora que, originalmente, é formada por todo o Judiciário brasileiro. Há o temor de que a nova proposta sirva para limitar e controlar os profissionais que prestam serviços ali, uma vez que a ideia é encerrar o contrato que está em plena vigência e entregar ao futuro presidente um acordo mais caro e elaborado, sem a participação de Lewandowski. Sabe como é, depois que Barbosa criticou o trabalho da imprensa brasileira em congresso na Costa Rica, a turma ficou para lá de escaldada.

O PMDB faz escola
O ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento planeja concorrer a um mandato de deputado federal. Tudo para ver se amplia o número de deputados do PR e ter mais poder de influência no futuro governo, seja qual for.

Suspeitas políticas

Os petistas juram que não é assim, mas os políticos de muitos partidos vislumbram um quadro em que o PT se prepara para eleger 130 deputados, tirando terreno dos peemedebistas e dando a todos os aliados o mesmo peso. Falta combinar com o eleitor.

Foi isso mesmo/ No fim de semana, os deputados ficaram imaginando o líder do PMDB, Eduardo Cunha, de tablet e celular em punho durante passeios de gôndola em Veneza, na Itália, onde passou parte do carnaval. “E o pior é que eu tuitei da gôndola mesmo. Não consegui desligar.”

Por falar em…/ …Eduardo Cunha, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) apresentará hoje na reunião da bancada uma moção de apoio ao líder.

Ficou pior/ Dilma deixou os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, de castigo no Jaburu, esperando a volta de Michel Temer da reunião no Alvorada. Entre os senadores, isso foi considerado uma grande descortesia com outro Poder.

Passa lá em casa!/ O deputado Osmar Terra (PMDB-RS) fez uma pesquisa entre colegas de diversos aliados e descobriu que a maioria é convidada para a entrega de máquinas retroescavadeiras nas prefeituras 16 horas antes do evento. Geralmente, o convite é feito depois do meio-dia para uma solenidade no dia seguinte, de manhã cedo. Nesse período, muitos já têm compromissos agendados ou não conseguem providenciar transporte em tempo hábil de participar da festa. Ou seja, é para a base aliada ficar de fora mesmo. Algo parecido com aquele convite que você recebe de um amigo, sem o endereço.

Nenhum comentário: