quarta-feira, fevereiro 12, 2014

W.O. presidencial - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 12/02

A Presidência da República tirou da agenda a visita de Dilma Rousseff à inauguração da arena Amazônia, em Manaus, nesta sexta-feira, devido ao risco de protestos. Dilma vai à capital do Amazonas, mas não participará da abertura do estádio. A preocupação com as manifestações também levou a presidente a marcar para depois do Carnaval uma reunião com os 12 governadores dos Estados que receberão os jogos da Copa do Mundo para discutir medidas de segurança nas sedes.

Antibomba Já na segunda-feira, o Ministério da Justiça orientou senadores do PT a congelar o andamento do projeto que tipifica o crime de terrorismo. A pasta ficou preocupada com a defesa da ideia por parlamentares da sigla após a morte do cinegrafista Santiago Andrade.

Tamo junto Ricardo Lewandowski recebeu telefonemas de solidariedade de alguns ministros ontem depois de Joaquim Barbosa revogar decisão dele atendendo a pedido da defesa de José Dirceu, que cumpre pena de prisão no mensalão.

Fala sério Outros integrantes da corte afirmam que a decisão de Barbosa é normal e só teve repercussão por se tratar de um caso "rumoroso" envolvendo Dirceu.

Recordar... Um interlocutor do Judiciário lembra de episódio em 2000, quando Marco Aurélio Mello, na vice-presidênca, concedeu habeas corpus a Salvatore Cacciola, ex-dono do banco Marka.

...é viver Quando reassumiu, Carlos Velloso reformou a decisão e restabeleceu a ordem de prisão. "Só que era tarde e Cacciola já estava fora do país'', lembra o ministro.

Como está Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Michel Temer conversaram por telefone ontem sobre reforma ministerial, mas, segundo interlocutores, nada foi decidido.

Sem crise Temer nega que esteja ressentido, como relataram aliados, por não tratar diretamente com Dilma sobre a reforma. Ele diz que a negociação com Mercadante transcorre em "harmonia".

Infarto De um peemedebista sobre a relação entre a sigla e a presidente: "Nós temos canal de contato, mas o canal está sempre entupido".

A política... Gilberto Kassab resolveu atender a pedido feito pela Abert, associação das emissoras de TV aberta, e antecipar em dois dias o programa eleitoral do PSD, que coincidiria com a abertura oficial da Copa.

... de chuteiras Kassab achou que seria "antipático" aparecer na TV falando de política quando todos estarão interessados só no Mundial. Assim, a propaganda vai ao ar em 10 de junho.

Integral O presidente do PT, Rui Falcão, anunciou a correligionários que não será candidato. Ele quer se concentrar na direção da sigla e na coordenação da campanha de Dilma. Hoje na Assembleia, Falcão podia concorrer a deputado federal.

Fator SP Aloysio Nunes Ferreira (SP) pode ser o coordenador-geral da campanha de Aécio Neves (PSDB). O antigo favorito para a função, Tasso Jereissati, deve disputar o Senado pelo Ceará.

Do começo Tucanos que esboçam a estratégia de Aécio na capital paulista defendem que, antes de tentar penetrar na periferia petista, o senador tem de recuperar o eleitorado tucano que abandonou José Serra em 2012.

Sonho meu O marineiro Walter Feldman (PSB) tem mantido encontros com PPS e PV para articular a "terceira via" em São Paulo. Hoje, as três siglas são da base de Geraldo Alckmin (PSDB). A próxima reunião é amanhã.

tiroteio
"Cara de pau é abandonar completamente a população do país e transformar a Esplanada dos Ministérios em 39 comitês eleitorais."
DO DEPUTADO FEDERAL RUBENS BUENO (PR), líder do PPS na Câmara, sobre críticas de Dilma Rousseff a Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

contraponto


Vem pra cá
O vereador paulistano Andrea Matarazzo (PSDB) discursava no plenário da Câmara, fustigando a administração do petista Fernando Haddad, com duras críticas à atuação da secretária Leda Paulani, de Planejamento:
-Precisamos pedir para a secretária, que se diz protossocialista, parar com isso.
Diante da surpresa dos governistas, continuou:
-Ela, sozinha, faz mais oposição à prefeitura do que a bancada do PSDB inteira. Está tirando a nossa função, fazendo oposição!
No fim, prometeu convidar Leda a entrar no PSDB.

Nenhum comentário: